[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Brincantes do Boi Ceará encenam a Mantança do Boi no Pirambu | O POVO
Tradição 19/01/2013

Brincantes do Boi Ceará encenam a Mantança do Boi no Pirambu

Mestre Zé Pio conduz a Matança do Boi amanhã, no Pirambu. O festejo comemora, com bumba meu boi, o dia de São Sebastião. Dias 26 e 27, a opereta será reapresentada
MAURI MELO
Mestre Zé Pio guarda a memória dos festejos do boi em Fortaleza
Compartilhar

 

“Valei-me São Sebastião!”, apela o vaqueiro recorrendo, após a morte do boi, ao seu protetor. Vaqueiro, capitão e, claro, o boi são os protagonistas do festejo de amanhã: dia da Matança do Boi em homenagem ao santo. A tradição será mantida pelos brincantes do grupo Boi Ceará que se apresentam no Pirambu. Lá, a opereta nordestina é conduzida pelo Mestre Zé Pio, guardião da memória dos antigos grupos de bumba meu boi em Fortaleza.


A Matança do Boi acontece há mais de 20 anos, sendo comandada por Zé Pio há nove. “Meu objetivo é levar o bumba meu boi ao conhecimento do povo”, diz Mestre Zé Pio, intitulado Mestre da Cultura cearense desde 2005 por seus serviços prestados ao desenvolvimento da cultura cearense. A mensagem da matança, que acontece sempre dia 20 de janeiro, é a de renovação para o ano que está começando.


Em 2013, a festa será realizada no Secai, clube tradicional na região do Grande Pirambu. Todos os anos, a festa acontecia na rua Vento Leste, no bairro Goiabeiras, onde o mestre mora. “O Secai está mais perto de parte dos moradores que são idosos e não têm condição de andar até a minha rua”. Na encenação da matança, há a batalha do cordão vermelho com o cordão azul e a luta entre o vaqueiro e o capitão.


Kiliano, filho de Zé Pio e também brincante do Boi Ceará, diz que a ideia é levar os festejos para um número maior de pessoas em 2013. Por isso, a matança será novamente encenada dia 26, no bairro Ellery, e, dia 27, no Jardim América. “Queremos formar plateia, a matança itinerante deste ano quer levar o Boi para vários cantos da cidade, para que as pessoas saibam o que é a festa”. Zé Pio diz que, este ano, está esperando muita gente e avisa que o Boi Ceará recebe o povo sempre de coração aberto.


Vida dedicada ao Boi

O pesquisador Gilmar de Carvalho diz, no livro Mestres da Cultura Tradicional Popular do Ceará, que Zé Pio “carrega, desde criança, toda a tradição dos bois de Fortaleza”. O mestre confirma e assegura que é ele quem mantém a “grande memória” dos festejos do Boi dentro de Fortaleza.

 

José Francisco da Rocha, o Zé Pio, se dedica ao bumba meu boi desde os três anos de idade, quando começou a brincar. Ele afirma que antes o festejo era mais valorizado na periferia fortalezense e que isso mudou desde a instalação de aparelhos de TV em praças públicas. “Até 1963, os festejos eram mais valorizado, depois veio a televisão logo acabando com tudo que era brinquedo: o bumba, o drama, o pastoril, o coco, o fandango”.


Até 2005, Zé Pio conduzia o Boi Juventude, passando, em seguida, a coordenar o grupo Boi Ceará. Em 2008, a casa do mestre foi reformada e se transformou em sede oficial do Boi Ceará, do Reisado Nossa Senhora de Fátima e do Cordão Guerreiros Brincantes. Zé Pio ganhou edital do Ministério da Cultura para transformar o local, localizado nas Goiabeiras, entre a Barra do Ceará e o Pirambu, em Ponto de Cultura.


Para Dona Lúcia, esposa do mestre, a vida da família “mudou para melhor” quando sua casa passou a ser um espaço de cultura. “Antes o Zé Pio era pescador e a gente passava muita necessidade”. Dona Lúcia diz que seu marido sempre foi apaixonado pelo bumba meu boi. “Desde que eu conheço o Zé Pio, que ele é ligado a essa brincadeira”.


O mestre afirma que, apesar do apoio governamental, ainda falta incentivo maior. “Minha esperança é que o novo prefeito valorize mais a cultura do bumba meu boi, que anda muito esquecida”. Zé Pio reclama também do atraso no repasse das verbas e da falta de interesse de setores da população. “O povo tem que aprender a olhar o que é de raiz na nossa terra, a riqueza da nossa cultura”.

 

SERVIÇO

 

Matança do Boi - Grupo Boi Ceará

 

Quando: Dia 20/01

Onde: Secai, no Pirambu

Endereço: rua Nossa Senhora das Graças, s/n

Horário: 19h

 

Quando: Dia 26/01

Onde: bairro Ellery

Endereço: rua Bernardo Porto, 470

Horário: 18h


Quando: Dia 27/01

Onde: Jardim América

Endereço: rua Samuel Uchoa, 550

Horário: 19h

Paulo Renato Abreu paulorenatoabreu@opovo.com.br
Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

O POVO Entretenimento | Vida & Arte