Cândido Portinari 25/10/2012

Estudos dos painéis Guerra e Paz em cartaz amanhã

Por três meses Fortaleza vai conhecer os bastidores da criação da maior obra de Cândido Portinari através de fotos, relatos e documentos na exposição Guerra e Paz, de Portinari (estudos), que tem início amanhã
Divulgação
Os painéis Guerra e Paz são considerados as obras primas do artista plástico brasileiro Cândido Portinari
Compartilhar


Costuma-se dizer que as pinturas de Cândido Portinari não são para serem observadas, analisadas, e sim, sentidas. O maior artista plástico brasileiro representa na tela uma diversidade de sentimentos, mas o processo não se resume somente à pintura e sim há todo um processo mecânicopara que alcance a perfeição. Um de seus maiores legados para a pintura mundial, “Guerra e Paz”, precisou de quatro anos para ser finalizado (de 1952 a 1956) e durante esse período Portinari não se ateve somente à tela e às tintas. Para compor o enredo da obra, muitos estudos foram feitos por Portinari. São esses trabalhos preparatórios que compõem a exposição “Guerra e Paz, de Portinari [estudos]” que entra em cartaz amanhã no Espaço Cultural Unifor e segue até o dia 20 de janeiro de 2013. Ao todo serão exibidos cerca de 50 estudos realizados pelo artista plástico e documentos que retratam esse momento entre a ideia de fazer a obra e o resultado final.


Cartas, recortes de jornais e revistas e fotografias são alguns dos elementos trazidos que mostram a trajetória seguida por Cândido Portinari para compor os dois painéis de aproximadamente 140 metros quadrados cada. Aliada à produção escrita, o audiovisual também retrata em imagens a proposta da exposição. “O público vai ter a oportunidade de conhecer o trabalho de quatro anos de estudos do meu pai e saber que os painéis em si só demoraram nove meses para serem pintados. Por isso que esses estudos são tão importantes, eles refletem todo o processo de criação dos painéis”, relata João Cândido Portinari, filho do artista e fundador do Projeto Portinari.

 

SERVIÇO

 

Guerra e Paz, de Portinari [estudos]

O quê: Exposição com trabalhos realizados por Cândido Portinari para a construção de Guerra e Paz

Quando: De amanhã, 26 de outubro, a 20 de janeiro de 2013, às 20 horas.

Visitação: terça a sexta, das 8h às 20h - sábados e domingos, das 8h às 18h.

Onde: Espaço Cultural Unifor (Avenida Washington Soares, 1321 – Edson Queiroz)

Entrada Gratuita.

Outras info.: 3477 3319.

 

Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: HTTP Error 404: Not Found

O POVO Entretenimento | Vida & Arte