[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Para concorrer a investimentos anjo | Tendências | O POVO Online
Investimento 19/01/2013

Para concorrer a investimentos anjo

Modadalidade de negócios em apoio a startups ganha núcleo em Fortaleza. Saiba como ser um "investidor anjo" e o que fazer para disputar esse tipo de aporte financeiro
Compartilhar

 

Esta semana, Fortaleza passou a sediar um núcleo regional da Anjos do Brasil. A organização, que não possui fins lucrativos, tem o objetivo de fomentar o crescimento do investimento anjo para apoio ao empreendedorismo de inovação no País. Mas afinal de contas, o que é este tal de investimento anjo?


“O investimento anjo vai além dos recursos financeiros. Começa pelas empresas a que ele se destina, que são empresas em início de carreira e que tenham alguma característica inovadora”, explica Cassio A. Spina, criador da Anjos do Brasil, em entrevista ao O POVO.


“Além disso, o investidor anjo tem que ser alguém bem sucedido em sua carreira, que tenha uma boa bagagem profissional, porque além dos recursos financeiros, ele investirá seu conhecimento e experiência orientando o empreendedor cujo projeto de empresa ele adotar”, completa Spina.


Segundo ele, são exemplos bem-sucedidos de empresas resultados de investimentos anjos, a Apple, o Google, o Facebook e a Fedex nos Estados Unidos; aqui no Brasil, a Bematech e o Buscapé.


Atualmente, a Anjos do Brasil reúne 220 investidores em todo o País e tem núcleos regionais estabelecidos em São Paulo (SP), Santos (SP), Brasília (DF), Maceió (AL), Porto Alegre (RS), Belo Horizonte (MG) e Campo Grande (MS), além de Fortaleza.


De acordo com Spina, quem estiver interessado em apresentar algum projeto para avaliação dos possíveis investidores deve entrar no site da organização e preencher um formulário apresentando seu projeto de startup.


“Esse projeto será compartilhado com os membros do núcleo regional. Se houver interesse por parte de algum dos integrantes, o empreendedor será convidado para fazer um apresentação pessoal, que nós chamamos de pitch, para o núcleo regional”, explica Spina.


A partir daí, quem estiver interessado em investir no projeto estabelece um canal de diálogo com o empreendedor.


O fundador da organização alerta para o caráter lucrativo deste tipo de investimento. “Não é uma atividade filantrópica”, reforça Spina. “O investimento acontece em projetos com potencial de retorno bem mais alto que qualquer outro tipo de investimento. Buscamos o retorno de 10 a 50 vezes o capital investido. Como se sabe, risco e retorno sempre são proporcionais em matéria de negócios. É claro que é uma atividade de risco elevado, por isso recomendamos o investimento em grupo e em mais de um negócio”.

 

O quê


ENTENDA A NOTÍCIA


O Investimento Anjo é originário dos Estados Unidos, onde é conhecido como Angel Investor. Consiste no aporte financeiro a projetos de empresas com alguma característica inovadora, com grandes chances de retorno.

 

SERVIÇO

 

Para saber mais sobre investidores anjo acesse:

www.anjosdobrasil.net

Para obter investimento anjo


1) O negócio precisa ter alguma inovação (seja no produto/serviço, no processo de fabricação/prestação ou do modelo de negócio, isto é como/para quem é comercializado).


2) Ter um mercado potencial significativo.


3) Ter um bom potencial de crescimento e de alta rentabilidade (superior a 50% ao ano).


4) Ter um projeto de negócio que não seja facilmente copiável.


5) Ter um plano ou modelo de negócio bem estruturado.


6) Demonstrar que tem profundo conhecimento sobre o seu negócio, o seu mercado e sobre a aceitação por clientes potenciais.

 

Para ser um investidor anjo


1) É necessário fazer o investimento como pessoa física (mesmo sendo uma pessoa jurídica).


2) Não terá posição executiva na empresa, mas apoiará o empreendedor com seu conhecimento, experiência e relacionamento, além dos recursos financeiros.


3) O investimento inicial mínimo é de R$ 50 mil.


4) O período médio para começar a ter retorno financeiro do investimento é dentro de 3 a 4 anos.


5) Tem participação minoritária no negócio.


6) O investimento deverá ser em empresas nascentes (também conhecidas como startups), próximas aonde reside, para poder apoiá-las

 

> TAGS: anjo investimento
Émerson Maranhão emerson@opovo.com.br
Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: [Errno 13] Permission denied: u'/home/presslab/public_html/ns142/arquivos/imgs/capas/2018-12-12_capa_populares_prez-61-77.jpg_tmp'

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Mais comentadas

anterior

próxima