Campus Party 28/07/2012

A festa da tecnologia e inovação em Recife

Primeira edição da Campus Party em Recife abre espaço para a discussão sobre sustentabilidade e tecnologia. Dois mil campuseiros estão acampados no local
FOTO DIVULGAÇÃO
Compartilhar

Mike Comberiate, engenheiro de longa data da Nasa, foi uma das atrações mais aguardadas desta edição da Campus Party Recife. O Mike Nasa, como é chamado, trouxe uma maratona de desenvolvimento de softwares para robôs (Robotics Boot Camp) para o acampamento, que realiza estudo de combate ao aquecimento global e pesquisas espaciais.

 

Para o estudioso, a nova geração de robôs inteligentes muda a metodologia do estudo fora da Terra, sendo uma maneira de realizar todo o trabalho sem a intervenção humana, com a capacidade de trazer ainda mais informações de fora do nosso planeta.


O projeto de Mike está presente em diversas universidades ao redor do mundo e busca a melhoria da tecnologia dos equipamentos enviados para o espaço.


Com a ajuda de estudantes de todo o mundo, robôs são aperfeiçoados a fim de modificar e melhorar o reconhecimento dos ambientes extraterrestres. “Um dos grupos está desenvolvendo garras para os robôs para ajudar na captura de elementos para análise, outra equipe está desenvolvendo um robô que dá ré ao encontrar obstáculos e a equipe brasileira está trabalhando em emissão de raio laser em 360 graus para fazer varredura do ambiente”, explicou Mike


Por falar em sustentabilidade e pesquisa, durante o evento foi apresentada a oitava edição do relatório da Telefonica/Vivo. Em um debate com o presidente do grupo de telefonia, Aron Belinky e e o professor universtitário Silvio Meira foram discutidas propostas de como as chamadas TICs (Tecnologia da Informação e Comunicação) podem contribuir para a solução dos desafios expostos na Rio+20.


De acordo com o presidente da empresa, Carlos Valente, “Esse trabalho consolida-se como uma ferramenta única de avaliação da empresa, retratando com transparência os esforços do grupo em fazer um serviço de forma integral, sustentável e respeitada pelos clientes”.

 

Abertura

Com direito a contagem regressiva e o anúncio de uma possível próxima edição em 2013, o co-fundador da Campus Party, Paco Regageles deu início as atividades da edição em Recife.

 

O mestre de cerimônia foi o presidente do Instituto Campus Party Brasil, Bruno Souza. No palco, o cofundador da Campus Party, Paco Ragageles deu início a mais uma edição. “Todos nós que estamos aqui temos em comum a paixão pelas novas tecnologias, que podem ser utilizadas para melhorar o mundo. Uma vez por ano, todos juntos, fazemos realidade esse sonho comum”, ressaltou. E Paco Regageles fez questao de lembrar: “Vocês que são capazes de criarem tudo isso. Esse evento é de vocês”, ressaltou.

 

O quê


ENTENDA A NOTÍCIA


A Campus Party foi criada em 1997 e transformou-se em um dos maiores acontecimentos de tecnologia, inovação, ciência, entretenimento e cultura digital do mundo. Esta é a primeira vez que uma cidade do Nordeste recebe o evento.

Compartilhar

Veja também

De olho no espaço
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor no:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: cannot identify image file <cStringIO.StringI object at 0x42ceb58>