Cariri 23/11/2014

Famoso pelo humor zangado, morre Seu Lunga

Joaquim dos Santos Rodrigues, o Seu Lunga, morreu na manhã desse sábado, em Barbalha, na região do Cariri. Aos 87 anos, o cearense estava internado havia três dias. Lunga faleceu no começo da manhã
notícia 6 comentários
{'grupo': 'Reda\xe7\xe3o O POVO Online', 'id_autor': 16302, 'email': 'lusiana@opovo.com.br', 'nome': 'Lusiana Freire'}
Lusiana Freire lusiana@opovo.com.br
IANA SOARES
Joaquim dos Santos Rodrigues, o Seu Lunga, faleceu na manhã desse sábado, em Barbalha, na região do Cariri
Compartilhar

 

Morreu na manhã desse sábado, aos 87 anos, o comerciante Joaquim dos Santos Rodrigues, o Seu Lunga, em Barbalha, na região do Cariri. Seu Lunga estava internado havia três dias no Hospital e Maternidade São Vicente de Paulo. Famoso por seu temperamento agreste e tiradas bem-humoradas, o cearense de Caririaçu se tornou um dos principais personagens da cultura popular nordestina.


A previsão é que o corpo de Lunga seja velado na Capela do Socorro, em Juazeiro do Norte. O sepultamento deve ser feito no Cemitério do Socorro, mas os horários não estavam confirmados até o fechamento desta edição.


Primo em segundo grau do comerciante, Demontier Tenório disse que Seu Lunga tinha passado por complicações no sistema digestivo. De acordo com ele, o parente foi submetido a uma cirurgia no esôfago cerca de seis meses atrás, mas reagiu bem.


“Há uma informação não confirmada de que ele teria apresentado câncer. Não se sabe se isso seria verdadeiro”, fala Demontier. Na última sexta-feira, Seu Lunga piorou e faleceu às 9h30min de sábado.


Filosofia do traste

Seu Lunga era poeta, vendedor de quinquilharias e repentista em Juazeiro do Norte.


Ganhou notoriedade pelo seu humor forte, quase ácido, tornando-se personagem do folclore.

O apelido originou-se com uma vizinha, que o chamava de Calunga por causa da loja que mantinha. Aos poucos, foi virando Lunga.

A fama de espírito irritadiço alastrou-se sertão adentro.


Professor aposentado da Universidade Federal do Ceará (UFC), Renato Casimiro é amigo da família de Seu Lunga e há anos pesquisa e coleciona “causos” sobre o poeta cearense. Casimiro diz ter recebido com muita tristeza a morte do companheiro.


Humor

Figura controversa, Seu Lunga inspirou inúmeros folhetos da literatura de cordel. O cearense negava a fama de zangado e bruto. Para Casimiro, algumas anedotas atribuídas a Seu Lunga não são verídicas. “Nem tudo que se falava a respeito dele era verdade. Criou-se uma ficção a respeito do Lunga. Ele tinha um humor refinado. Era grosseirão, mas às vezes se manifestava de forma sutil. Sabia fazer ótimos discursos”, lembra o amigo.

“Tem muita coisa inventada (sobre o Lunga). Ele admitia que não aceitava pergunta besta. Ninguém poderia chegar lá (na bodega) e perguntar se alguma coisa era para vender”, exemplifica Demontier.


Luto oficial

A Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte vai decretar luto oficial de três dias em virtude da morte de Seu Lunga. Segundo o procurador-geral do município, João Victor Alencar Grangeiro, o decreto será publicado no Diário Oficial de Juazeiro de segunda-feira, 24.

 

Seu Lunga deixa esposa, com quem teve 13 filhos.
(colaboraram Amaury Alencar, Thaís Brito e Isabel Costa).

 

Multimídia


Leia a entrevista de Seu Lunga às Páginas Azuis em 2009:

http://bit.ly/1p94hRs

 

 

SAIBA MAIS

 

“Estou decepcionado


Não importa tanto a derrota, mas ficar apenas com 463 votos é demais. Todo dia vinha gente aqui me dizer que havia votado em mim, e no fim um negócio desse. Como pode?”, disse Seu Lunga em 25 de novembro de 1988, quando não conseguiu ser eleito vereador. Na época com 52 anos, ele não admitia ter sido “traído” pelos seus eleitores.


Em 2011, Seu Lunga ganhou uma ação contra o cordelista Abraão Bezerra Batista, que foi proibido de utilizar a expressão “Seu Lunga” em suas publicações. Ele entrou com o pedido na Justiça por considerar que os cordéis contribuíram para consolidar a imagem negativa de “grosseirão dotado de incomum rudez”.


Seu Lunga deu diversas entrevistas ao O POVO. Em 2012, em conversa com a equipe da Expedição Jornalística Rádio O POVO 30 anos, voltou a negar que os causos contados sobre ele sejam verdadeiros.

 

Compartilhar
espaço do leitor
José Braga 24/11/2014 10:01
O Seu Lunga uma vez levou uma queda e uma mulher perguntou se ele queria água. Ele disse: "Eu levei foi uma queda, não comi doce, não!"
Roseane Oliveira 24/11/2014 09:48
Lunga vai ficar na nossa memoria asim como a RURAL em sua garagem...
roberto carlos 23/11/2014 11:28
Seu Lunga chega na porta do céu e São Pedro pergunta: Seu Lunga você morreu?? E ele responde: não vi aqui só para passar o Natal!!!
Gilberto Telmo Sidney Marques 23/11/2014 11:18
Uma perda inestimável para a cultura popular do Nordeste. Parte o homem, eterniza-se o mito. Descansa em paz filósofo do Juazeiro.
Marcos 23/11/2014 00:55
Com Deus coroa e manda um abraço pro ariano ok? e fala pra não levarem o jô soares ainda pq eu vou ficar famoso e ser entrevistado por ele... P.S cês são meus três herois.
Ver mais comentários
6
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: cannot identify image file <cStringIO.StringI object at 0x42ceb58>