[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Luizianne acusa RC de intervir no PT "financiando" delegados | Política | O POVO Online
Eleições 2016 17/03/2015

Luizianne acusa RC de intervir no PT "financiando" delegados

Segundo a ex-prefeita, lideranças do PT em Fortaleza estariam sendo procuradas pelo prefeito para interferirem no processo eleitoral do partido para 2016. A ideia seria garantir apoio petista à reeleição de RC
notícia 34 comentários
{'grupo': '', 'id_autor': 18796, 'email': 'carlosmazza@opovo.com.br', 'nome': 'Carlos Mazza'}
Carlos Mazza carlosmazza@opovo.com.br
RODRIGO CARVALHO
Roberto Cláudio está interferindo processo interno do PT de forma "grosseira", critica a ex-prefeita Luizianne Lins
Compartilhar


Ex-prefeita de Fortaleza, a deputada federal Luizianne Lins (PT) acusou ontem seu sucessor, Roberto Cláudio (Pros), de “financiar” delegados do PT de Fortaleza para garantir apoio do partido à sua reeleição em 2016.

 

Segundo a petista, o prefeito estaria cooptando, “de forma absolutamente grosseira”, petistas para interferirem no processo interno da legenda para a próxima eleição municipal, em 2016. Mesmo assim, a petista disse não acreditar em cooptação na legenda. “Acredito no partido, na seriedade na honestidade dos delegados”.


“Já existem várias pessoas que estão sendo procuradas pelo prefeito, onde o prefeito está se propondo a financiar a interferência dessas pessoas para ganhar o processo interno do PT, para ganhar apoio para a candidatura dele no processo eleitoral”, disse Luizianne ao O POVO na tarde de ontem.


Diferentemente do que ocorre em outras siglas, a estratégia eleitoral do PT – que decide se o partido disputará eleição ou apoiará outro candidato – é definida em eleição direta por delegados petistas. Mesmo tendo passado os dois últimos anos afastada da Capital, Luizianne ainda tem ampla maioria dos delegados no PT municipal.


“Ele (RC) está chamando lideranças históricas do PT para ficar usando”, acusa. Mesmo afirmando ter recebido informações sobre o caso, Luizianne evitou detalhes sobre o “financiamento” “por razões éticas”.


Questionada sobre uma possível candidatura no ano que vem, a ex-prefeita disse apenas que “2016 vai ser discutido em 2016, respeitando o processo interno do partido”.


Sucessão polêmica

As declarações de Luizianne Lins são nova etapa de processo que promete esquentar o debate político da Capital. Com o rompimento entre o PMDB de Eunício Oliveira e o Pros na eleição passada, Roberto Cláudio depende de aliança com o PT para garantir tempo de TV.

 

Pesa a favor do prefeito boa relação com o deputado José Guimarães (PT) e com o governador do Estado, o também petista Camilo Santana (PT). Além disso, a ausência da ex-gestora na campanha de Camilo provocou críticas entre petistas. Em tese, o prefeito pode reverter maioria luiziannista na Capital.


Por fora, a maioria dos partidos com maior representação no Congresso - e, portanto, mais tempo de TV - estuda lançar candidatos em Fortaleza. Isso é ruim para o Pros, com apenas 12 deputados federais.


Procurada, a Prefeitura de Fortaleza afirmou que não irá se manifestar sobre as acusações de Luizianne Lins.

O POVO também procurou o presidente do PT de Fortaleza, o deputado estadual Elmano de Freitas, mas não obteve resposta.

 

> TAGS: eleição
Compartilhar
espaço do leitor
João Batista De Albuquerque Nogueira 07/04/2015 14:55
Petista se vende por qualquer bolacha.
Abreu Junior 18/03/2015 09:51
Já começou o desespero!
Felipe Kaiser 18/03/2015 01:19
Eu gosto dos dois.
Mirtes abreu 17/03/2015 23:15
ESSE POVO QUE COLOCA COMENTÁRIOS EM FAVOR DESSA MULHER.....ACHO QUE TODOS SÃO DA FAMÍLIA DELA...OU AMIGOS ÍNTIMOS....SÓ PODE SER...
montenegro 17/03/2015 22:30
AÍ SÃO FARINHAS DO MESMO SACO. FICAM SE ALFINETANDO, MAS SÃO COLIGADOS E APOIAM O MESMO PARTIDO, PT.
Ver mais comentários
34
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: [Errno 13] Permission denied: u'/home/presslab/public_html/ns142/arquivos/imgs/capas/2018-09-22_capa_populares_prez-61-77.jpg_tmp'

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Mais comentadas

anterior

próxima