[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Prescrição de contas já deixou 439 gestores sem julgamento | Política | O POVO Online
TCM 23/01/2015

Prescrição de contas já deixou 439 gestores sem julgamento

Entre processos arquivados, estão ações onde o acusado já havia sido condenado pela Corte, assim como casos onde houve dano aos cofres públicos. A medida é questionada pelo MP e por um dos conselheiros da Corte
notícia 12 comentários
{'grupo': '', 'id_autor': 18796, 'email': 'carlosmazza@opovo.com.br', 'nome': 'Carlos Mazza'}
Carlos Mazza carlosmazza@opovo.com.br
SARA MAIA
Pedro Ângelo vem sendo voto vencido dentro da Corte
Compartilhar


Janela aberta pela prescrição de processos no Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) já livrou, em pouco mais de três meses, 439 gestores municipais de julgamentos. Entre os processos expirados, estão ações onde o acusado já havia sido condenado pela Corte, assim como casos onde houve dano aos cofres públicos - o que vai de encontro à Constituição Federal. A medida é alvo de questionamento do Ministério Público (MP-CE) e de um dos conselheiros.


A prescrição de processos no TCM, após cinco anos de tramitação, foi instituída ainda em 2013 - através de Emenda à Constituição apresentada pelo deputado Tin Gomes (PHS). Após meses de debates na Corte sobre como a medida seria colocada em prática, “bolo” de prescrições passou a ser oficializado em 16 de outubro de 2014. De lá para cá, mesmo com recessos de fim de ano, já foram 439 ações prescritas e arquivadas.


O procedimento vem sendo alvo de diversos protestos do conselheiro Pedro Ângelo, um dos sete titulares do TCM. Durante as votações, ele aponta irregularidade da prescrição de ações onde há dano ao erário ou que iniciaram antes da criação da nova lei, mas acaba sempre como voto vencido. Alguns dos casos provocaram longos bate-bocas na Corte.


A ação também é alvo de Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) movida pelo procurador-geral de Justiça do Ceará, Ricardo Machado, junto ao Tribunal de Justiça do Estado (TJ-CE).


Sem julgamento

Segundo levantamento do O POVO em dados do TCM, diversas figuras “de peso” na política cearense já foram favorecidas pela medida - como a ex-prefeita Luizianne Lins (PT) e os deputados federais Genecias Noronha (SD) e Odorico Monteiro (PT). Também ficaram sem julgamento deputados estaduais Dr. Sarto (Pros), Agenor Neto (PMDB), Rachel Marques (PT) e Sérgio Aguiar (Pros) - filho do presidente do TCM, teve três ações contra ele prescritas.

 

O autor da PEC da prescrição, Tin Gomes (PHS), também responde a ações na Corte e já teve um processo - de sua gestão como presidente da Câmara de Fortaleza em 2002 -, prescrito. Em entrevista ao O POVO, Tin disse não ter conhecimento do arquivamento da ação, negou irregularidades e defendeu a prescrição de processos.


“Se prescreveu processo de 2002 para cá, é dentro do que se defende a nível nacional, que é cinco anos. A Corte tem que julgar nesse tempo, senão fica inviável para o gestor se defender direito”, diz.


Procurado pelo O POVO, o presidente do TCM, Francisco Aguiar, também destaca que vem “cumprindo o que determina a nova lei”. “Não houve ainda nenhuma decisão judicial mandando suspender. Então, temos que cumprir o que manda a legislação”, afirma.


“Foram muito poucas ações prescritas ainda, em um universo de 30 mil processos”, justifica. Aguiar nega que casos onde há dano ao erário estejam sendo extintos. Segundo ele, ações do tipo são encaminhados ao MP, para que seja apurada a responsabilidade legal dos envolvidos.

 

NÚMEROS

 

439

processos foram prescritos desde 16 de outubro de 2014, segundo dados do TCM

 

16,8

prescrições é a média de prescrições nos dias em que a Corte julgou ações do tipo

 

SERVIÇO

 

Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará

Fone: (85) 3218-1305

Mais em: www.tcm.ce.gov.br


Para entender


Vários dos casos dados como prescritos pela Corte são questionados por membros do MP ou por Pedro Ângelo. Em uma das ações, por exemplo, um ex-gestor de Nova Russas foi julgado em 2007 e condenado a pagar multa de R$ 4,2 mil, além de compensação de R$ 116,9 mil por danos aos cofres públicos.


O ex-gestor apresentou então um recurso à Corte, que foi transmitido ao conselheiro Hélio Parente só em 2012. A partir daí, o conselheiro pediu tempo para analisar o processo, que só voltou à pauta em 2014, quando já estava fora do prazo para julgamento e foi prescrito.


Adin da PGJ ainda aguarda julgamento no TJ. Atualmente, ação está com desembargador Inácio de Alencar


LINHA DO TEMPO


Maio de 2013

Assembleia aprova projeto de Tin Gomes (PHS) que permite a prescrição de processos do TCM após cinco anos. Texto aprovado previa imprescritibilidade de gestores que provocaram danos aos cofres públicos

Dezembro de 2013

Após aprovação de emenda, a Assembleia vota projeto de resolução do TCM regulamentando a prescrição de processos na Corte. Neste texto, o item que prevê a imprescritibilidade de casos com danos ao erário é removida pelos deputados, sem chamar atenção.


Maio de 2014

Primeiros casos passíveis de prescrição começam a ser analisados na Corte. Em uma das votações, conselheiros decidem por ampla maioria pelo arquivamento de um recurso prescrito. Conselheiro Pedro Ângelo é voto isolado contrário ao arquivamento.

Junho de 2014

O procurador-geral de Justiça do Ceará, Ricardo Machado, entra com Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) contra a legislação que permite prescrição. Segundo o promotor Marcus Renan, assessor jurídico da Procuradoria Geral de Justiça, ação aguarda desde setembro de 2014 manifestação final do desembargador Inácio de Alencar. Renan classifica expediente da prescrição como “lamentável” e “infeliz”.

Outubro de 2014

Mesmo sob dúvida, prescrições se intensificam. Em alguns dias, são quase 50 prescrições diárias pela Corte.

 

Compartilhar
espaço do leitor
Claudio Melo 24/01/2015 09:17
Esse e o conselho que a Corte da para os políticos e o exemplo que a mesma da pro povo brasileiro. Com certeza todos os envolvidos na operação LAVA JATO(da Petrobras) se espelham sessa cartilha da Corte
Servidor tcm despreparado 23/01/2015 20:30
Enqto isso, esses conselheiros aprovam para si, auxilio moradia de quase 4.500,00, sendo que todos já tem imóveis próprios, se não vários. Ainda, elevaram o teto do subsídio para 30.500,00, igualando o salário do desembargador. Quem sofre é a sociedade! Além de manter servidores desestimulados.
DENIS 23/01/2015 18:11
Isso só irá mudar com a mudança na forma de escolha dos conselheiros. Devem ser excluídos os políticos e colocar perfis técnicos.
Jaime 23/01/2015 15:50
A Lei foi criada com a finalidade de beneficiar somente os gestores que ficaram com dinheiro público e não devolvera. Só no nosso Ceará. Os nossos políticos advogaram para sí mesmos. Aguenta contribuinte"
Dr. Mundico 23/01/2015 11:51
Para quem não sabe,o Tribunal de Faz de Contas é um mero cabide de empregos para políticos amestrados em fim de carreira e para afilhados,parentes,amantes e similares das autoridades que detêm o poder e precisam de um repouso e abrigo para as horas incertas.Tem de tudo alí,até quem não trabalhe.
Ver mais comentários
12
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>