[an error occurred while processing this directive] Seca faz governo Camilo cortar verba para Carnaval no Ceará | Política | O POVO Online
Por decreto 22/01/2015

Seca faz governo Camilo cortar verba para Carnaval no Ceará

O Estado entende, segundo nota oficial, que os recursos públicos devem ser canalizados para áreas emergenciais. Não foi divulgado quanto será poupado. Decreto não afetará Festival de Teatro de Guaramiranga
notícia 27 comentários
{'grupo': '', 'id_autor': 19010, 'email': 'wagnermendes@opovo.com.br', 'nome': 'Wagner Mendes'}
Wagner Mendes wagnermendes@opovo.com.br
ETHI ARCANJO
Diferentemente de anos anteriores, o Governo do Estado não patrocinará em 2015 folias com dinheiro público


Através de decreto, o governador Camilo Santana (PT) suspendeu o repasse de verbas para as festas de Carnaval deste ano no Ceará. De acordo com nota oficial, divulgada na noite de ontem, a suspensão atinge diretamente recursos que tinham como finalidade patrocinar e apoiar o evento festivo. A suspensão se estende a todas as entidades e órgãos estaduais, mas deixa de fora o Sistema de Incentivo Estadual da Cultura (Siec), lei que apoia através de edital ações como o Festival de Teatro de Guaramiranga.

 

Ainda conforme a nota, a justificativa para a economia de gastos na área seria para “canalizar esforços e recursos públicos para setores que precisam de atendimento emergencial”.


A assessoria do governador, no entanto, não repassou à reportagem qual seria o montante economizado pelo governo com o decreto.


A medida do governo ocorre no momento em que o Governo Federal e a própria administração estadual realizam contenção de despesas em diversas áreas do orçamento. O anúncio dos cortes orçamentários feito pelo governador Camilo ocorreu ainda na primeira reunião com os secretários no dia 7 de janeiro. Na oportunidade, o secretário da Fazenda, Mauro Filho (Pros), afirmou que as pastas teriam que economizar até 25% do custeio em relação ao ano anterior.


Crise no interior

A medida está em acordo com a recomendação do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) que enviou, no último dia 13 de janeiro, orientação a todos os municípios cearenses para que não priorizem gastos com o Carnaval.

 

O órgão enviou técnicos para acompanhar processos licitatórios em diversas cidades do interior no sentido de evitar irregularidades. Das 184 cidades, 176 declararam situação de emergência ocasionada pela seca que atinge o Estado há quatro anos, segundo informou o próprio governo na noite de ontem.


Conforme publicação do O POVO na última terça-feira, 20, municípios cearenses reduziram os investimentos nas festas carnavalescas em até 60%, em relação a 2014. A razão alegada foi a diminuição dos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e aumento dos gastos com o novo piso salarial dos professores e reajuste do salário mínimo. (Wagner Mendes - wagnermendes@opovo.com.br)

> TAGS: seca verba carnaval
espaço do leitor
Anna 22/01/2015 22:41
Até que enfim alguem enxerga oq sabemos a anos, carnaval é pra empresario pagar, nada de tirar dinheiro dos cofres publicos, temos outras prioridades!!
isac tabosa 22/01/2015 22:24
me surpreendeu positivamente a atitude do Gov Camilo Santa, em cortar verbas do carnaval e dar prioridade ao problema da seca, apesar de ser seu opositor, mas quero parabenizar o Governador, continue asim, o povo cerarense em primeiro lugar.
José Alfredo Morais 22/01/2015 21:27
Excelente atitude em economizar verbas. Liberar dinheiro para os prefeitos roubarem seria um absurdo. O prefeito realiza uma licitação fajuta superfaturando os preços, contrata meia banda, e no final rouba todo o dinheiro. O Governo tem aplicar recursos na educação.
Harlon Romariz 22/01/2015 21:23
Parabéns ao governador! Governar é eleger prioridades e fazer bom uso dos recursos públicos.
IRONMANIACO! 22/01/2015 19:48
ÓTIMA DECISÃO,NÃO A FESTA DO CÃO!!!VÃO SER POUPADAS UM MONTE DE VIDAS TAMBÉM,SEM CONTAR QUE O AUMENTO POPULACIONAL SERÁ MENOR NO FINAL DO ANO!!!KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Ver mais comentários
27
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>