[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Regulamentar o Cocó é "prioridade", afirma Artur Bruno | Política | O POVO Online
Conpam 15/01/2015

Regulamentar o Cocó é "prioridade", afirma Artur Bruno

Recém-empossado, Artur Bruno afirmou, em entrevista ao O POVO, que uma das prioridades na pasta já definida pelo governador Camilo Santana (PT) é a delimitação da área do Parque do Cocó, que se arrasta há anos
notícia 3 comentários
{'grupo': '', 'id_autor': 19010, 'email': 'wagnermendes@opovo.com.br', 'nome': 'Wagner Mendes'}
Wagner Mendes wagnermendes@opovo.com.br
DIVULGAÇÃO/GOVERNO DO ESTADO
Camilo empossou ontem Artur Bruno como titular do Conpam
Compartilhar


O novo presidente do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam), Artur Bruno (PT), assumiu, na manhã de ontem, o órgão estadual com promessa de regulamentação do Parque do Cocó. “A nossa primeira prioridade já nas políticas públicas ambientais é justamente regulamentar o Parque”, afirmou em entrevista ao O POVO. A afirmação foi dada após tomar posse do cargo no Gabinete do Governador, na sede do Palácio da Abolição. Segundo declarou o petista, a pauta sobre o Cocó é demanda do governador Camilo Santana (PT).


Outra prioridade, segundo declarou, é transformar o órgão em secretaria. Camilo deverá enviar matéria nos próximos dias à Assembleia Legislativa transformando o Conpam em Secretaria Estadual do Meio Ambiente.


De acordo com o presidente, “brevemente” será apresentado um estudo ao chefe do Executivo estadual detalhando aspectos fundiários, questões legais e plano de manejo para dar condições de delimitação do espaço. Ainda segundo o petista, o documento, que será apresentado ao governador, aproveita estudos feitos anteriormente. Artur, porém, não se comprometeu com prazos em relação à regulamentação. “Não há um prazo específico, mas deverá ser breve até por ser uma recomendação do governador”, afirmou.


Polêmica do Cocó

O Parque do Cocó tem sido motivo de polêmica nos últimos anos. Recentemente, em 2013, manifestantes entraram em confronto com a Guarda Municipal durante ocupação do Parque em protesto contra a construção de viadutos no cruzamento entre as avenidas Engenheiro Santana Jr. e Antônio Sales, no bairro Cocó. Na oportunidade, Cid visitou o acampamento onde estavam os manifestantes e prometeu regulamentar a área até o final do mandato. A promessa, contudo, não foi cumprida. Ainda no fim da sua gestão como governador, Cid demonstrou irritação ao ser questionado pelo O POVO se o Parque seria delimitado ainda em 2014. “Você conhece uma cerca que tem lá? Aquilo não demarca espaço? O importante é que o Parque do Cocó esteja preservado”.

Garantia

Segundo Artur Bruno, a garantia para que a medida seja de fato concretizada no atual governo é por ser uma decisão política do próprio governador Camilo. “Há uma decisão política do governador. É uma reivindicação da sociedade cearense, do movimento ambiental e de todos aqueles que entendem a importância da sustentabilidade”, argumentou.

 

SERVIÇO

 

Conpam

Endereço: Rua Osvaldo Cruz, 2366 - Dionísio Torres

 

Saiba mais


O primeiro decreto que tentou fixar a área do Parque do Cocó é de 1989. O outro foi editado em 1993. Os dois nunca foram cumpridos e não têm mais validade. Por isso a necessidade agora da regulamentação.


“A nossa missão é deixar o Parque do Cocó criado até o fim da gestão do governador Cid Gomes”, afirmou o então presidente do Conpam, Paulo Henrique Lustosa (Março de 2013)


Para encerrar a presença de manifestantes no acampamento do Parque do Cocó, onde protestavam contra a obra do viaduto, o governador Cid Gomes prometeu “legalização” da área. (Agosto de 2013)


O Conpam se reúne com representantes da Universidade Estadual do Ceará para atualizar o Poligonal do Rio Cocó sugerido pelo Grupo de Trabalho em 2008. (Novembro de 2013)


O governador Cid Gomes (Pros) pediu ao Conpam vários ajustes no estudo que foi apresentado ao governo. (Julho de 2014)

 

Artur Bruno (PT) é nomeado presidente do Conpam e promete no primeiro dia, após empossado, regulamentação do Parque. (Janeiro de 2015)

 

Compartilhar
espaço do leitor
Jose Luciano Muniz Lima 16/01/2015 07:48
Ói quem fala! kkkkk. Tava desempregado pelo povo porque traiu a esse e arrumaram esse bico pra faturar uma ponte e quem sabe algumas licençinhas duvidosas. kkkk
Leonardo Jales Leitão 15/01/2015 23:38
Para que esse governo comece com o mínimo de credibilidade, é necessário que se criem canais de comunicação permanentes com a sociedade. Já estamos cansados de promessas.
ELVIS 15/01/2015 21:47
educar é preciso.
3
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>