[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Dilma promete água no Ceará ainda em 2014 | Política | O POVO Online
TRANSPOSIÇÃO DO SÃO FRANCISCO 14/05/2014

Dilma promete água no Ceará ainda em 2014

O novo prazo foi declarado pela petista em vista à obra, na Paraíba. A presidente também esteve no Ceará e em Pernambuco. O ex-presidente Lula chegou a prometer para 2012. Segundo Dilma, complexidade justifica atraso
notícia 31 comentários
ROBERTO STUCKERT FILHO/PR
Presidente durante visita à obra, ao lado de membros da comitiva. Entre eles, o governador do Ceará, Cid Gomes, e o ex-ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes
Compartilhar

 

A presidente Dilma Rousseff prometeu, ontem, entregar parte do eixo norte da transposição do rio São Francisco, que trará água para o Ceará, ainda em 2014. “Até o final do ano vamos entregar uma parte, que vai ter água [de Pernambuco] até o Ceará, e outra parte [eixo leste] fica para o próximo ano”, declarou a petista, durante visita a São José de Piranhas (PB).


Durante o governo Lula, o presidente chegou a visitar as obras em duas oportunidades. Na despedida do seu governo, em dezembro de 2010, o ex-presidente disse que “somente um dilúvio” impediria de uma parte da obra ser entregue em 2012.


Dilma justificou o atraso na entrega dos canais e túneis pela complexidade da obra. “É preciso entender que são obras complexas. Aqui tem obras de arte a serem consideradas. Esses 477 km escondem uma série de outros projetos que estão conjugados”, disse.


O novo prazo do Governo Federal aconteceu no início da visita da presidente aos canteiros da obra. De São José de Piranhas, a presidenta Dilma Rousseff seguiu para Jati, no Cariri cearense, ainda pela manhã. À tarde, Dilma esteve em Cabrobó (PE).


O projeto de transposição do São Francisco é a grande aposta de infraestrutura do Palácio do Planalto para o Nordeste - região em que a petista lidera com folga as intenções de voto.


O governo avalia que, com a obra pronta, o semiárido poderá ter uma política eficaz de convivência com a seca, já que, além da transposição, uma série de obras paralelas estão sendo feitas para garantir o abastecimento de água aos nordestinos.


“O São Francisco é o rio que beneficia mais a população nordestina, e essa obra vai garantir uma diferença de qualidade de vida”, reforçou Dilma. No Ceará, a água do São Francisco irá para uma barragem construída em Jati (524 km de Fortaleza). De lá, segue, pelo Cinturão das Águas, obra que tem a parceria do Governo Estadual, para várias regiões do Ceará.


A presidente destacou a importância do planejamento conjunto entre governos e do investimento para impedir situações de escassez de água em regiões do Nordeste.


De acordo com o Ministério da Integração Nacional, o projeto de integração do Rio São Francisco busca garantir a segurança hídrica para mais de 390 municípios no Nordeste Setentrional, onde a estiagem acontece frequentemente. (com agências de notícias)

 

NÚMEROS

 

8,2

Bilhões de Reais é a estimativa do custo total da obra

 

12

Milhões de nordestinos é o potencial de alcance

 

> TAGS: x
Compartilhar
espaço do leitor
Batista Alves 15/05/2014 11:08
Steen Jakobsen advertiu que, se a DILMA não for reeleita, vai ser bom para a economia, onde hoje reina uma conjuntura de intensa volatilidade, crescimento baixo e inflação nas alturas.
Flavio Matias 15/05/2014 11:05
Steen Jakobsen A situação macro do Brasil é a pior dos países que ele já visitou. E olha ele visita 35 países por ano. Ele diz que atual presidente, por exemplo, não sabe o que quer e está completamente perdida.
Adalberto Rezende Godinho 15/05/2014 10:11
KKKKKKKKKKKKKKK, tem gente que ainda acredita nas promessas petistas, A ÚNICA OBRA REALMENTE CONCLUÍDA DESTE GOVERNO É O PORTO DE MARIEL, EM CUBA!
Flavio Santos 15/05/2014 09:53
Se essa água sair em 2014 eu saio nú no meio da rua. Vamos mentir mas assim é demais. Essa obra não saíra nem em 2014 e nem em 2015. Tudo o que se diz a respeito da chegada dessa água não passa de enganação eleitoral. O PT mente demais.
Raimundo Savio 15/05/2014 09:45
Anda faz cosca no meu pé que adoro. Pense numa presidenta incompetente e mentirosa, alias ela aprendeu a mentir com o seu criador, demagogo e mentiroso LULA. Eles pensam que vão enganar o povo novamente. Se não inauguram ao longo de 12 anos vão inaugurar em 7 meses. Vão mentir assim na P.Q.
Ver mais comentários
31
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: [Errno 13] Permission denied: u'/home/presslab/public_html/ns142/arquivos/imgs/capas/2018-10-15_capa_populares_prez-61-77.jpg_tmp'

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Mais comentadas

anterior

próxima