Risco de seca em 2014 09/01/2014

Ações do governo dividem opiniões sobre prevenção a nova seca

Nelson Martins garante que entre todos do Nordeste, o Ceará é o estado mais bem preparado para lidar com outra seca. Já o presidente da Faec, Flávio Saboya, acredita que a ausência de chuvas "será um verdadeiro caos"
notícia 11 comentários
{'grupo': 'ESPECIAL PARA O POVO', 'id_autor': 18784, 'email': 'jessicawelma@opovo.com.br', 'nome': 'J\xe9ssica Welma'}
Jéssica Welma jessicawelma@opovo.com.br
EDIMAR SOARES
Em muitos lugares do Ceará, a cena na localidade de Mirasul, município de Iguatu, vem se repetindo
Compartilhar


Para a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), ainda é cedo para falar sobre chuvas em 2014. O órgão só deve divulgar no final de janeiro a previsão climática para a quadra chuvosa (de fevereiro a maio). Porém, quem sofre com a seca já se pergunta o que será do semiárido se não chover o suficiente.


Enquanto o governo defende ações adotadas nos últimos anos de estiagem e garante que o Estado está seguro, há quem seja descrente e projete o caos diante do terceiro ano com pouca chuva. “Posso garantir, entre todos do Nordeste, que o Ceará é o mais bem preparado para lidar com outra seca”: a afirmação é do secretário de Desenvolvimento Agrário do Estado (SDA), Nelson Martins. Ele destaca que o Estado detêm 65% da água do Nordeste com ações estruturantes como transposição do São Francisco e Eixão das águas.


Em 2013, a SDA executou R$ 293 milhões em projetos, diz o órgão. Foram cavados poços, construídas cisternas e adutoras, dentre outros. No entanto, as ações contrastam com o cenário de falta d’água. Dos 184 municípios, 174 estão em situação de emergência, segundo atualização da Defesa Civil de novembro de 2013.


Federações

“A realidade é que não estamos preparados”, afirma o presidente da Federação dos Trabalhadores da Agricultura (Fetraece), Luiz Carlos Ribeiro. Apesar dos avanços na descentralização de recursos hídricos, diz ele, ainda não é suficiente. Questionado sobre a existência de um plano de contingência, Nelson Martins garante que há preparação e repete a atuação de emergência através do abastecimento de carros-pipa, distribuição de kits de irrigação, implantação de cisternas e repasse de programas como Bolsa Família e Garantia-Safra.

 

O Presidente da Federação de Agricultura e Pecuária do Ceará (Faec), Flávio Saboya, acredita que a ausência de chuvas “será um verdadeiro caos, principalmente para agropecuária”. Segundo ele, a federação prepara um “plano B” para 2014. “O ‘plano A’ foi implantado em 2013. O ‘plano B’ vai exigir medidas drásticas, como transferência de animais e concentração do rebanho para mantê-los, o que não é fácil”, acrescenta.

 

Saiba mais


A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de que o Nordeste pode voltar a ter chuvas abaixo da média em 2014.


Segundo a SDA, o Ceará receberá águas da transposição do São Francisco no começo de 2015. O Cinturão das Águas deve ficar pronto em 2014.


Em 2013, segundo a SDA, foram construídas 31.302 cisternas. Hoje, o governo assina ordem de serviço para implantação de sistemas de abastecimento e cisternas em São Benedito, Ibiapina e Viçosa do Ceará.

 

Compartilhar
espaço do leitor
ALAERCIO FLOR 09/01/2014 18:48
Este governo não está preparado de forma alguma para mais um ano de seca...
ALAERCIO FLOR 09/01/2014 18:47
COM CARROS PIPAS?????
Zé Bob 09/01/2014 17:42
Acho a transposição uma excelente idéia, entretanto, o Estado (Federal e Estadual) peca no projeto (tímido), na execução e na abrangência da obra. Precisamos de MUITO mais do que se propuseram a fazer. Enquanto isso, o sudeste de afoga em enchentes...
Pacheco Lima 09/01/2014 17:41
pense num secretário fraco, quando conheci o nelson no sindicato dos bancários naquela epóca o mesmo atacava o tasso e os ferreira gomes.
Daniel Monte 09/01/2014 14:15
O povo sofrido do interior se for depender do Governo do Estado vai morrer de fome e sede. Pra que tanto dinheiro com propagandas tentando mostrar um Ceará que não existe? Pra enganar os turistas? Vão no interior e perguntem o que estão fazendo por eles. Graças a Deus é o ultimo ano desse...
Ver mais comentários
11
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: HTTP Error 404: Not Found