Assembleia do Ceará 04/09/2013

Mudança na previdência do Ceará faz PT repetir racha de 10 anos atrás

notícia 0 comentários
DÁRIO GABRIEL/AGÊNCIA AL
Antônio Carlos repete Luizianne


Projeto que cria regime de previdência complementar para servidores do Estado pode rachar mais uma vez bancada do PT na Assembleia Legislativa. Enquanto os deputados Dedé Teixeira e Rachel Marques apoiam a medida, Antônio Carlos afirma que votará contra a proposta.


A situação repete episódio de 2003, quando a ex-prefeita de Fortaleza e então deputada estadual Luizianne Lins votou contra projeto que também alterava a previdência estadual - em posição que contrariou bancada petista e provocou crise no partido na época.


“Sou contra, primeiro, porque precisa de mais discussão. É um assunto que vai afetar milhares de vidas. Em segundo porque, da forma como está, fica muito a prazer do mercado: você capitaliza, mas acaba dependendo de situações econômicas. Pode acontecer de quebrar a previdência”, diz Antônio Carlos, ex-líder do governo Cid Gomes (PSB) e aliado de Luizianne Lins.


Os demais deputados petistas na Assembleia questionam a afirmação do colega. “A posição da bancada é favorável ao projeto. Temos a compreensão de que é importante para ajustar a carreira e aposentadoria dos servidores”, diz a líder do partido na Casa, Rachel Marques. Ela confirma “posição diferenciada” por Antônio Carlos, mas evita polemizar o assunto.


“Ele vai ser minoria, porque o partido na Casa é favorável. Ele está votando contra e nós estamos tentando não criar desentendimento maior. Mas tem que ver que nós somos da base do governo, inclusive temos uma decisão do PT nesse sentido”.


Já Dedé Teixeira classifica divergência do partido como “democracia interna”. “Esse é um assunto que sempre foi polêmico e divide opiniões. É normal que aconteça”.


O imbróglio protagonizado pela bancada do PT em 2003 em torno de outras mudanças na previdência aprofundou as divergências internas na legenda e criou o cenário que acabou consolidando a indicação de Luizianne Lins para Prefeitura de Fortaleza. Postura de Antônio Carlos tem causado desconforto entre petistas aliados de Cid Gomes. (Carlos Mazza - carlosmazza@opovo.com.br)


 

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>