[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Para analista, atitude de Cid no Cocó expressa novidade | Política | O POVO Online
SOBERANIA POPULAR 07/08/2013

Para analista, atitude de Cid no Cocó expressa novidade

Compartilhar


Na opinião do cientista político Josênio Parente, a iniciativa do governador Cid Gomes (PSB), de propor regulamentar o Parque do Cocó em troca da construção do viaduto pela Prefeitura de Fortaleza não é o fato mais relevante da noite de segunda-feira. Segundo Parente, Cid e o prefeito Roberto Cláudio (PSB) pertencem ao mesmo partido e os projetos para o Estado e para Fortaleza, são do PSB, não das pessoas à frente das gestões.


Para ele, o fato que mais chama atenção na iniciativa de Cid é ter demonstrado que reconhece que governar não é apenas um aspecto técnico, mas também atitude de reconhecimento da existência da soberania popular, como importante instrumento de legitimidade do poder.


Ele lembra que, quando Luizianne Lins (PT) era prefeita de Fortaleza, o perfil dela era mais de diálogo com os movimentos sociais, enquanto Cid tinha perfil prático, de execução dos projetos. “Cid era um técnico e Luizianne era uma administração que buscava diálogo com a sociedade civil e soberania popular. Essa atitude de Cid é significativa, é uma coisa nova”, destacou.


Segundo ele, como Cid e Luizianne tinham partidos diferentes, era mais fácil cada gestor expressar autonomia. E, como Cid e Roberto Cláudio são do mesmo partido, fica difícil desatrelar seus projetos.


Para a professora do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Ceará (UFC) na área de Ciências Políticas, Danielle Nilim, no entanto, é muito cedo para se chegar à conclusão de que a visita de Cid à ocupação foi um gesto de humildade. “Qualquer conclusão é prematura. Está tudo dentro de um bolo de manifestações que vêm ocorrendo há dois meses no Brasil. Não dá para dizer que há mudanças na cultura política, nem das atitudes dos governos por aí”, disse. Portanto, é importante aguardar os desdobramentos do processo.


Segundo ela, obviamente Cid e Roberto Cláudio têm muita proximidade. “Mas a atitude do governador não é interessante, porque o viaduto é obra da Prefeitura. Tinha que ser atitude do prefeito”. (Lucinthya Gomes - lucinthya@opovo.com.br)

 

Compartilhar
espaço do leitor
Ricardo 08/08/2013 14:36
O governo do estado distribui milhões de reais por ano a diversos meios de comunicação em forma de propaganda. Será que este jornal, assim como tantos outros iria cuspir no prato que come? Eu acho difícil!
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Eucléia 08/08/2013 09:54
A professora da UFC, estava completamente certa. - Qualquer conclusão é prematura. Na madruga anterior, o Cid foi fazer a média de bom governador e homem do povo, na madruga seguinte, ele com seu comparsa e atual prefeito, mandou a guarda expulsar os manifestantes com bala de borracha,cacete...
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Francisco Moreira 08/08/2013 09:23
Que análise precipitada, professor Josênio.
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Fabricio Porto 07/08/2013 09:57
Tenha paciência. O cara foi fazer terrorismo político, empurrou um acerto de maneira intransigente e ainda dizem que está aberto ao diálogo? O jornalista esteve presente ou assistiu pela web? Sinceramente, acho que não.
Este comentário é inapropriado?Denuncie
4
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>