[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Quem são e o que pensam os acampados do Parque do Cocó | Política | O POVO Online
Protesto 07/08/2013

Quem são e o que pensam os acampados do Parque do Cocó

O acampamento se mantém há 27 dias com doações e arrecadação de dinheiro nos semáforos. Manifestantes negam intransigência e dizem que têm apoio da população, mas cenas de hostilidade são constantes
Hébely Rebouças hebely@opovo.com.br
Foto Edimar Soares
Compartilhar

 

Um projeto alternativo aos viadutos do Cocó, que não avance em um milímetro sequer na área do Parque, é o denominador comum entre os manifestantes que há 27 dias estão acampados no local, para tentar impedir as obras da Prefeitura de Fortaleza. Cerca de 300 pessoas, com idade de 16 até 83 anos, estariam engajadas ao movimento – dessas, 40 dispostas a ficar todos os dias. Questionados pelo O POVO sobre qual a condição para o fim da ocupação, houve divergência entre alguns dos presentes. Ainda não parece haver total clareza sobre o que exatamente os fará voltar para casa.


Bastante heterogêneo e sem líderes definidos, o grupo inclui estudantes, agrônomo, geógrafo, ex-policial, surfista, artistas, aposentados, pessoas de partidos ou sem identificação com legendas, entre outros perfis que se revezam entre as obrigações diárias e o alojamento. Alguns possuem histórico de militância nas áreas ambiental e urbanística, outros aderiram à “luta” após a onda de protestos deste ano.


Com o passar dos dias entre as árvores do Cocó, a lista de reivindicações ficou mais extensa. Entre outros pontos, os manifestantes demandam mudanças na lógica de mobilidade urbana do Governo e da Prefeitura, com obras que deem mais atenção a pedestres, ciclistas e transportes coletivos, e a legalização do Parque do Cocó, requerida pelo Ministério Público Federal e prometida pelo governador Cid Gomes (PSB) na visita surpresa feita na última segunda-feira.


O grupo reconheceu a necessidade de desafogar o trânsito entre as avenidas Engenheiro Santana Júnior e Antônio Sales, mas sustentou que há opções além do viaduto. Perguntados se não estariam tentando impor opiniões de forma intransigente, conforme vem apontando defensores do viaduto, os manifestantes alegaram que possuem respaldo “Eu sinto que a maioria das pessoas apoia o movimento”, afirmou o professor Fábio Ferreira, da rede estadual.


Estilo de vida

Tal apoio, no entanto, coexiste com a hostilidade. No período em que O POVO esteve no Cocó, entre 15h30min e 18h de ontem, foram vários os motoristas e passageiros que gritaram “vagabundos”, “desocupados” e “vão trabalhar” para os manifestantes. No mesmo intervalo, no entanto, houve doações de água mineral e comida.

 

Segundo os ocupantes do Cocó, as doações chegam por meio de moradores do entorno, de anônimos que passam pelo acampamento e dos próprios envolvidos, incluindo vereadores. Eles também fazem “pedágios” periódicos nos semáforos, pedindo dinheiro para o movimento. “Em meia hora a gente consegue levantar R$ 100,00”, disse Rafael Lima. Segundo ele, é possível se manter com R$ 70,00 por dia.

 

E agora


ENTENDA A NOTÍCIA


Os manifestantes dizem não ter pressa para deixar o Cocó. As decisões sobre os próximos passos do movimento são tomadas coletivamente, em plenárias, a cada fato novo. Eles querem impedir nova derrubada de árvores.

 

SERVIÇO

 

Manifestação sobre mobilidade urbana

Quando: 15 de agosto

Onde: concentração na Praça Portugal (Aldeota, a partir das 14 horas

 

Bastidores


As refeições dos ocupantes do Cocó são compradas já prontas, pois não é permitido fazer fogo no local. Um banheiro químico é destinado para as mulheres, enquanto os homens usam o banheiro seco, alternativa ecológica do tratamento de fezes.


A energia elétrica é garantida por um gerador, emprestado ao acampamento por uma fonte que não foi identificada ao O POVO.


Os participantes tomam banho em um chafariz do Parque ou na residência de moradores do entorno que simpatizam com a causa. Muitos dos manifestantes voltam para casa todos os dias, embora se mantenham presentes no dia a dia do acampamento.

 

Multimídia


A repercussão da visita do governador Cid Gomes ao Parque do Cocó é o Tema do Dia na cobertura de hoje dos veículos do Grupo de Comunicação O POVO. Confira:


Para escutar: Na rádio O POVO/CBN (FM 95,5), o tema será discutido no programa Grande Jornal, às 9 horas. E na rádio Globo/O POVO (AM 1010), o tema será discutido no programa Manhã da Globo, às 10 horas.


Para ver: A TV O POVO trará uma matéria sobre o tema no O POVO Notícias, às 18h30min. Assista à programação pelo canal 48 (UHF e TV Show) e 23 (NET).


Para ler e opinar: Acompanhe a repercussão entre os internautas na página do O POVO Online no Facebook

(www.facebook.com/OPOVOOnline ) e no portal O POVO Online (www.opovo.com.br)

 

Compartilhar
espaço do leitor
Sayansk 10/08/2013 11:43
Infelizmente a maioria do povo brasileiro ainda tem um pensamento egoísta onde suas prioridades estão à frente de tudo. E esse tipo de pensamento é ,muitas vezes, consequência da alienação passada a eles ,principalmente, através das mídias .
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Paulo Saad Souto 07/08/2013 21:31
Se estivéssemos no período de chuvas, esses idiotas não conseguiram passar se quer um dia. Estas barrinhas de cachorro de madame não suportariam às primeiras chuvas.
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Paulo Saad Souto 07/08/2013 21:25
Esses idiotas são comparsas da doidinha que foi derrotada na última eleição. A cidade não pode ficar a mercê deste bando de vagabundos preguiçosos, que buscam realizar este medíocre motim para retarda uma obra de extrema necessidade para Fortaleza. Queria ver estes babacas no período chuvoso!
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Raphael 07/08/2013 21:23
Meu apoio eles não tem!! Esses "ecomanifes"tantan"tes nem se revoltam com as agressões que sofre o Rio Cocó e a vegetação ao longo do seu leito, calam-se pra reclamar das áreas invadidas pra todo tipo de construção, desde prédios ricos até casebres pobres que estão em área irregular..
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Luiz Fortaleza 07/08/2013 18:57
Se defender o pulmão da cidade de Fortaleza é não defender o meio ambiente, me poupe desse comentário falacioso. Kd aquela classe média q apoiou a indignação das ruas, via rede globo? Kd o canal 10 para cobrir este fato? Uma imprensa calada é uma imprensa cúmplice da degradação do cocó.
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Ver mais comentários
69
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>