[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] JBS desiste da compra da Delta, alegando "desconfiança" | Política | O POVO Online
Crise 02/06/2012

JBS desiste da compra da Delta, alegando "desconfiança"

notícia 0 comentários
Compartilhar
DEYVISON TEIXEIRA
Delta é responsável, ainda, por obras nas rodovias federais do Ceará, mas não informa como elas estão


Grupo goiano anunciou ontem que estava desistindo da aquisição da construtora que está no centro do escândalo político do momento. Na justificativa oficial, alegou-se que a conjuntura complicada determinou o recuo. Advogados da Delta lutam na justiça para derrubar quebra do sigilo fiscal decidido por CPMI do Congresso


AJ&F, holding que controla a empresa de alimentos JBS, a de higiene e limpeza Flora, a de papel e celulose Eldorado Brasil e o banco Original, anunciou ontem a desistência da compra da Delta Construções. Em entrevista à imprensa, o presidente da holding J&F, Joesley Batista, afirmou que a Delta “tem seus méritos, mas a conjuntura levou à desistência” do negócio.


O anúncio de que o grupo J&F assumiria a gestão da empresa foi feito no dia 9 do mês passado. A empresa de construção, do empresário Fernando Cavendish, está no centro do escândalo envolvendo o contraventor Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira.


O clima de desconfiança pesou sobre a negociação da holding J&F com a construtora Delta, que está envolvida no escândalo que cerca o contraventor Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, alvo de uma CPI no Congresso.


“Crise de credibilidade afeta os negócios de qualquer empresa”, afirmou o presidente da J&F, Joesley Batista, nesta sexta-feira, em entrevista com a imprensa para anunciar a desistência do negócio, menos de um mês após assumir a gestão da construtora. Batista deixou claro que a desistência ocorreu pela manutenção da desconfiança: “Não foi provocada pela quebra de sigilo fiscal da empresa, nem pelo estudo da KPMG, que ainda não ficou pronto”, explicou..


Em análise

Apesar do fim do acordo com a Delta, o grupo J&F continua analisando outras empresas na área de construção civil. “A Delta foi a terceira empreiteira que olhamos e continuamos olhando outras.”

 

Na avaliação do executivo, a Delta “não tem problema em provar que é idônea”, mas permanecerá sob suspeita e em investigação no longo prazo, o que atrapalha sua operação. “Imaginávamos que isso seria resolvido no curto prazo, porém o ambiente hoje é pior do que há 30 dias”, disse Batista. “Queremos entrar em um negócio que tenha condições de funcionar.”


Ainda nas palavras do presidente da J&F, a questão da CPI, “que é legítima, atrapalha a vida da empresa”. E completou: “Não achamos que somos a melhor ‘pessoa’ para administrar uma empresa que vai ter que lutar pela sua sobrevivência”.


Os advogados da Delta Construções deram entrada no Supremo Tribunal Federal (STF) com um mandado de segurança para tentar impedir a quebra dos sigilos bancário, fiscal e telefônico da empreiteira. A quebra dos sigilos foi aprovada esta semana pela Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Cachoeira, que apura denúncias de corrupção envolvendo o empresário goiano Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira.


Segundo a defesa da Delta, a CPMI não fundamentou a decisão de violar os sigilos da empresa. “A citação de reportagens jornalísticas sobre o suposto crescimento financeiro da empresa Delta, por si só, não é fundamento para se devassar as ligações telefônicas efetivadas pelos 30 mil funcionários”, argumentam os advogados.

 

Por quê


ENTENDA A NOTÍCIA


O fracasso da negociação entre a Delta e a JBS recoloca o clima de indefinição com as várias obras públicas, pelo País, entregues à construtora. Uma venda seria fundamental para garantir que não haveria prejuízo no andamento.

 

Compartilhar
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor no:
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: [Errno 13] Permission denied: u'/home/presslab/public_html/ns142/arquivos/imgs/capas/2018-12-18_capa_populares_prez-61-77.jpg_tmp'

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Mais comentadas

anterior

próxima