[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Influências de Pais e Avós | Páginas Azuis | O POVO Online
09/09/2013

Influências de Pais e Avós

"Minha infância tem cheiro de mar "
{'grupo': 'Rep\xf3rter', 'id_autor': 18877, 'email': 'sararebeca@opovo.com.br', 'nome': 'Sara Rebeca Aguiar'}
Sara Rebeca Aguiar sararebeca@opovo.com.br
{'grupo': '.', 'id_autor': 18915, 'email': 'tatiananfortes@opovo.com.br', 'nome': 'Tatiana Fortes'}
Tatiana Fortes tatiananfortes@opovo.com.br
Compartilhar

“Minha infância e adolescência têm cheiro de livro e de mar.”Assim Izolda define o tempo das férias escolares em Camocim, na casa dos avós maternos; os paternos, não conheceu. A avó de Camocim era professora e o avô trabalhava com cooperativas bancárias. “Um homem autodidata, falava inglês, espanhol e francês sem nunca ter saído de Camocim. Assinava (as revistas) Time, Life. Fomos muito incentivados à leitura. Da minha mãe, trago o gosto pela liberdade. Do meu pai, uma certa rigidez”.

 

60%

DE ANALFABETOS

Assim Izolda encontrou, em 2000, crianças do 2º ano em Sobral


98%

ALFABETIZADAS

Crianças, sem distorção idade-série, alfabetizadas, em 2004

 

Perfil

Maria Izolda Cela de Arruda Coelho nasceu em Sobral, em 9 de maio de 1960. É casada há quase 29 anos com José Clodoveu de Arruda Coelho Neto, o Veveu, atual prefeito de Sobral. O casal tem quatro filhos: Hilda (28), Luisa (26), Clara (24) e Pedro (22). Dos amores, destacam-se os dois netinhos: Ernesto (4) e Bernardo (1). Izolda é a segunda de uma família de cinco irmãos. A mãe era professora de ensino fundamental, natural de Camocim. O pai, médico, de Santa Quitéria. É formada em psicologia ( Universidade Federal do Ceará), especializada em Educação Infantil (Universidade Estadual do Ceará) e Gestão Pública (Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA). É mestranda em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (MG) e professora do curso de Pedagogia da UVA.

 

A entrevista ocorreu no dia 27 de agosto. Izolda nos recebeu em seu apartamento, no início da noite, para uma conversa que se estenderia por cinco horas, “sem sentirmos a passagem do tempo”, como destacou.


Perguntada se tem um espaço preferido na casa, ela nos conduziu para um cômodo de paredes de vidro, incrustado no meio das salas de estar e jantar: um escritório com brisa de escape em nome da concentração; um cantinho com ares de zelo à rotina dos filhos e do sobrinho que moram com ela, em nome da boa maternidade.

 

No escritório, uma coluna com pinturas de cores vivas chama a atenção. Uma tubulação “descoberta na reforma” que se transformou em obra de arte, pintada pelo artista Wlson Neto.


Na estante, amores - em palavras e sorrisos. Os filhos, os netos, o marido misturam-se aos títulos de filosofia, arte e literatura brasileira, como pelos escritos de Fernando Sabino, além de guias de viagens. Os conhecimentos físicos entram também no espaço pelo consagrado britânico Stephen Hawking.

 

Nos momentos de lazer, a secretária gosta de ler, de estar com a família, de ir ao cinema. É dessas pessoas de dormir cedo da noite para acordar com o raiar do sol. Passa, pelo menos, 10 horas por dia na Seduc, no Cambeba. Atualmente, sua leitura de cabeceira é o primeiro livro da Trilogia do Cairo, intitulado Entre dois palácios - “indicação de um amigo”.

 

Em meio às agendas lotadas, Izolda costuma tirar os fins de semana para visitar o marido em Sobral.

 

Pergunta do leitor

 

Eloísa Vidal, professora da Uece

 

É reconhecido que os resultados do Ideb nas séries finais do ensino fundamental não têm melhorado na mesma intensidade das séries iniciais no Ceará. A partir de 2011, os resultados alcançados em 2007 deveriam estar se propagando na 8ª série. Por que isso não está acontecendo?

Isolda Cela - Nós não temos a expectativa de uma propagação dessa no 9º ano. Não é assim. A alfabetização é um elemento que abre perspectivas de sucessos, mas não resolve tudo. Cada tempo tem seu desafio. Se a criança não seguir os devidos estímulos, a proficiência será baixa.

Compartilhar

Veja também

A força de uma ideia
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>