[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] A Dragão do Mar e a política | Páginas Azuis | O POVO Online
11/05/2008 - 19h52

A Dragão do Mar e a política


Inaugurada em 25 de março de 1958, data comemorativa da abolição da escravatura no Ceará, a rádio Dragão do Mar nasceu como instrumento político. Chegou a eleger um governador do Estado, Parsifal Barroso, em 1959. Dois anos depois, em 1961, após a renúncia de Jânio Quadros, o vice João Goulart assumiu a Presidência da República. A rádio passou a ser, então, a defensora da era Goulart no Ceará. Mesmo assim, segundo o radialista Peixoto de Alencar, um dos fundadores da emissora, a Dragão do Mar criticava o governo quando achava necessário. Após o golpe militar de 64, os militares acabaram fechando a rádio no dia 1º de abril daquele ano, deixando-a desativada por um longo período. Na ocasião, os jornalistas Blanchard Girão e Peixoto de Alencar acabaram sendo presos pelos militares, entre outros profissionais da Dragão do Mar.

Apesar de ter entrado no ar pela primeira vez em 1958, a emissora começou a ser montada um ano antes, por integrantes do Partido Socialista Democrático (PSD). Em 1959, o empresário Moisés Pimentel assumiu o comando da rádio Dragão do Mar. Após o golpe militar, a direção passou para o general Almir de Mesquita, até ser adquirida pela família Cals, que a administra até hoje.

De acordo com Peixoto de Alencar, o nome da emissora foi escolhido em homenagem ao jangadeiro Francisco José do Nascimento, conhecido como "Dragão do Mar". Ele foi um símbolo da resistência popular cearense contra a escravatura.

Perfil:
Nome: José Olavo Peixoto de Alencar
Data de Nascimento: 2.1.1927
Local: Baturité
Tem 3 filhos e 4 netas

0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor no:
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: [Errno 13] Permission denied: u'/home/presslab/public_html/ns142/arquivos/imgs/capas/2018-12-12_capa_populares_prez-61-77.jpg_tmp'

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Mais comentadas

anterior

próxima