Igreja 23/04/2014

Cardeal diz que papa Francisco começa a enfrentar oposição no Vaticano

Maradiaga diz que expressões como "o que quer esse pequeno argentino?" e "cometemos um erro" começam a ser ouvidas em Roma
notícia 3 comentários
DictSql({'grupo': 'ESPECIAL PARA O POVO', 'id_autor': 18933, 'email': 'ingridrodrigues@opovo.com.br', 'nome': 'Ingrid Coelho'})
Ingrid Coelho ingridrodrigues@opovo.com.br
FILIPPO MONTEFORTE/AFP
Segundo cardeal aliado, oposição a Francisco surge no Vaticano

O papa Francisco começa a enfrentar oposição no Vaticano. É o que vazou de um discurso do cardeal hondurenho dom Óscar Rodríguez Maradiaga, arcebispo de Tegucigalpa desde 1993. Ele teria falado para sacerdotes da Ordem dos Frades Menores, mais conhecidos como franciscanos, no Estado norte-americano da Flórida e declarado que “Francisco está construindo um novo jeito de ser Igreja (Católica), mas o seu caminho semelhante ao de São Francisco de Assis para reparar a Igreja no século XIII está encontrando dificuldades na Cúria Romana”.

 

Ainda de acordo com Maradiaga, muito próximo ao atual chefe da Igreja Católica, ele observou que “a belíssima, mas estranha popularidade do papa, está causando proselitismo; mas devemos estar prontos para encarar a oposição não somente na velha Cúria, mas também com qualquer um que não queira perder privilégios”.


“Temos de estar preparados, já que essa belíssima, mas estranha popularidade (de Francisco) está causando proselitismo, mas igualmente encarar a oposição não somente na velha Cúria, mas também com qualquer um que não queira perder privilégios”, disse o cardeal.

 

“Cometemos um erro”

Maradiaga afirmou que expressões como “o que quer esse pequeno argentino?” e “cometemos um erro” estão começando a ser ouvidas em Roma. O cardeal foi encarregado por Francisco para ser o coordenador do Conselho dos Cardeais, que tem a missão de ”estudar um projeto de reforma da Cúria”.

 

O discurso foi pronunciado no dia 8 deste mês e agora foi divulgado pela revista norte-americana religiosa National Catholic Reporter. Quem passou as informações para a publicação foi o padre americano Thomas Washburn, secretário-executivo da English Speaking Conference, entidade que representa os frades da Ordem nos Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, Irlanda, Lituânia e Malta, e que foi um dos organizadores do evento. A ordem foi fundada por São Francisco de Assis em 1209. (da Folhapress)

> TAGS: católica igreja
espaço do leitor
Ana Ramalho 04/05/2014 17:14
É uma pena que na nossa Igreja haja divergencia e pessoas que não buscam o bem de todas.
Patricia 25/04/2014 13:13
Somente pessoas apegadas e servas do R$ podem estar contra o nosso amado PAPA FRANCISCO!
João Vigário 24/04/2014 14:37
Há sacerdotes/professores/pastores/pais e tantos outros estupradores... Pensar que existe somente na Igreja Católica é errôneo. Cobra de um, deve cobrar de todos.
3
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Mais comentadas

anterior

próxima

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: cannot identify image file <cStringIO.StringI object at 0x42ceb58>