[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Para refletir sobre um 25 de março simbólico e controverso | Fortaleza | O POVO Online
Feriado 23/03/2013

Para refletir sobre um 25 de março simbólico e controverso

Data marca a primeira libertação de escravos do Brasil. Estudiosos pregam a necessidade de se pensar o atual lugar social dos negros
RAFAEL CAVALCANTE, EM 25/3/2011O
Redenção, no Ceará, foi a primeira localidade brasileira a abolir o sistema escravagista, em 25 de março de 1884
Compartilhar


Nesta segunda-feira, o cearense terá pela primeira vez um feriado de 25 de março caindo em dia útil. Graças à aprovação da Emenda Constitucional nº 73 pela Assembleia Legislativa em dezembro de 2011, o dia tornou-se a data magna do Estado. Uma alusão a 1884. Mas você sabe o que aconteceu naquele ano a ponto de o calendário oficial ser evocado?


De forma pioneira, o Ceará decretou a libertação dos seus escravos. O ato ocorreu no hoje município de Redenção, distante 55 quilômetros de Fortaleza, e pouco menos de quatro anos antes de todo o País abolir o sistema escravagista, em 13 de maio, com a Lei Áurea. “É uma data significativa porque foi um marco no movimento abolicionista. Do ponto de vista econômico, repercutiu pouco. Mas, do ponto de vista social, é importante simbolicamente”, classifica o doutor em história social, Eurípedes Antônio Funes.


Segundo ele, mesmo o número de escravos do Ceará não chegando a 3% da população à época, a abolição repercutiu no resto do País. “Joaquim Nabuco que o diga”, pontua, referindo-se ao fato de o político pernambucano - e principal voz contra os escravocratas brasileiros - ter divulgado o movimento cearense como exemplo em vários de seus discursos.


Apesar de concordarem sobre importância do 25 de março (e do 13 de maio), Funes e o professor de história da África da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), Américo Souza, pregam cautela quanto ao “feriado pelo feriado.”


Ambos propõem reflexões sobre as datas. “O processo cearense não foi humanista. O objetivo não era libertar os escravos porque é errado escravizar. A questão era econômica. Se vivia uma crise e a Assembleia Provincial aprovou leis nas quais destinava altas dotações orçamentárias para o Estado comprar escravos dos senhores e libertá-los. É que nem o FHC (ex-presidente Fernando Henrique Cardoso) salvando os bancos”, compara Souza.


Os pesquisadores alertam para a herança do pós-25 de março e pós-13 de maio. Nos dois momentos, os governos não planejaram nem executaram políticas inclusivas da população recém-escravizada - e majoritariamente negra. Isto fez milhares não terem garantia de acesso à escola, emprego, moradia etc. “Você dá ao negro o status de livre. Mas fecha outras portas e ele fica numa situação de abandono, tornando-se agregado do ex-senhor. A questão não é ser feriado ou não. É o significado do lugar social do negro”, frisa Funes.


Já Américo Souza classifica as datas como “fabricadas pela elite para auto-exaltação”. Ele explica: “Me preocupa essa apropriação de datas para suprimir o que aconteceu depois. Porque parece que os negros passaram a ter acesso a tudo. E não passaram. Nos manuais das escolas, o negro some depois da abolição. Porque ninguém quer discutir que, depois disso, ele continua marginalizado. Até hoje.”

 

ENTENDA A NOTÍCIA


O feriado de 25 de março foi proposto pelo deputado Lula Morais (PCdoB) e aprovado em 2011 pela Assembleia Legislativa do Ceará. Como caiu num domingo ano passado, a data passou despercebida pelos cearenses.

 

Multimídia


O feriado da Libertação da Escravatura no Ceará é o Tema do Dia na cobertura de hoje dos veículos do Grupo de Comunicação O POVO. Confira:

 

Para escutar: Na rádio O POVO/CBN (FM 95,5), o tema será discutido no programa Sala de Conversa, às 9 horas.

 

Para ver - A TV O POVO trará uma matéria sobre o tema no O POVO Notícias, às 18h30min. Assista à programação pelo canal 48 (UHF), 23 (Net) e 11 (TV Show).

 

Para ler e opinar: acompanhe a repercussão entre os internautas na página do O POVO Online no facebook (www.facebook.com/OPOVOOnline ) e no portal O POVO Online (www.opovo.com.br/fortaleza).

 

O que funciona


Supermercados: expediente normal

 

Bancos: fecham

 

Postos de combustíveis: funcionamento será facultativo

 

Correios: fecham

 

Cagece: funcionará em regime de plantão. As solicitações podem ser feitas pelo telefone 0800 275 0195. Lojas de atendimento fecham.

 

Coelce: disponibilizará, durante o feriado, uma Central de Relacionamento, onde podem ser solicitadas informações sobre falta de energia, desligamento programado, além de outras demandas. A população poderá ligar gratuitamente pelo telefone 0800 285 0196.

 

Shoppings: As lojas dos shoppings Iguatemi, Benfica, Deo Paseo, Center Um, Avenida, North Shopping e Via Sul fecham. A praça de alimentação funcionará em todos eles, exceto no Avenida. Os cinemas do Iguatemi funcionarão das 11h até as 22 horas. No Benfica, haverá sessões a partir das 11h30min, encerrando o expediente no mesmo horário que o Iguatemi. Os cinemas do Via Sul, North Shopping e Deo Paseo abrirão às 13 horas.

Bruno de Castro brunobrito@opovo.com.br
Compartilhar
espaço do leitor
refs 25/03/2013 08:04
Quem fechou o acesso? Se o Estado optar, ecolher, decidir, teremos escola e saúde de qualidade para todos. Negros, brancos, amarelos....
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Andrew Phelipe 24/03/2013 10:46
interessante quando citado a questao da liberdade dos escravos, tratar do assunto inclusao e exclusao é sempre uma faca de dois gumes, visto que do mesmo modo que houve a inclusao, houve a exclusao.Foi dado a liberdade,abriram portas para o viver livre,mas fecharam o acesso a escola, saude e etc
Este comentário é inapropriado?Denuncie
A FOICE 23/03/2013 11:26
O BOM DO ALUDIDO FERIADO É O FERIADO EM SÍ, POIS O RESTO NÃO SIGNIFICA NADA. OS NEGROS ATÉ HOJE VIVEM EM SUA MAIORIA EM SITUAÇÃO DE ESCRAVIDÃO E AGORA AGRAVADO COM A SITUAÇÃO DE MUITOS NÃO AFRODESCENDENTES QUE SE ENCONTRAM NA ESCRAVIDÃO E SEMI-ESCRAVIDÃO SOCIAL. ESCRAVIDÃO É CONDIÇÃO DE EXPLORAÇÃO.
Este comentário é inapropriado?Denuncie
3
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>