[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Trecho entre Benfica e Parangaba é inaugurado | Fortaleza | O POVO Online
Metrô 29/09/2012

Trecho entre Benfica e Parangaba é inaugurado

Com a inauguração, o percurso chega a 20 quilômetros, que devem ser percorridos em 33 minutos. O metrô está funcionando em caráter experimental e gratuitamente
FOTOS EDIMAR SOARES
Nesta fase de testes, o metrô está funcionando entre 8 horas e meio-dia, de segunda a sexta
Compartilhar

Ao som dos maiores sucessos do forró eletrônico dos últimos tempos, o governador do Ceará, Cid Gomes, chegou com atraso de uma hora à estação Parangaba para iniciar a primeira viagem da segunda etapa do Metrô de Fortaleza. Às 10h45min, o trem começou a viagem e passou pelas estações Couto Fernandes, Porangabussu e Benfica, com o veículo guiado pelo governador. Em cada uma delas, Cid Gomes foi recebido com a pompa de fogos de artifício e festa de pessoas que esperavam nas paradas.

 

A inauguração, que acontece após 13 anos de espera desde o início da construção do Metrofor, veio com a notícia de mais um adiamento. No lançamento do primeiro trecho, entre Pacatuba e Parangaba, no dia 15 de julho deste ano, a previsão de conclusão de toda a Linha Sul era até o dia 15 de outubro. No entanto, o Metrofor avisou que a população terá de esperar até o fim do ano pelo restante da linha. “As estações já estão prontas, falta apenas a parte elétrica do metrô”, justifica o governador.


A Linha Sul nasce na estação Carlito Benevides, em Pacatuba, e desemboca na estação Chico da Silva (na estação ferroviária João Felipe), no Centro. Com a inauguração, o percurso chega a 20 quilômetros, que devem ser percorridos em 33 minutos. Ao fim das obras, a linha deve deslizar por 24 quilômetros.


Logo após a primeira viagem, o metrô já passou a servir a população. Até o lançamento de toda a Linha Sul, o metrô funcionará em caráter experimental e, gratuitamente, vai atender à população entre 8 horas e meio-dia, de segunda a sexta. A previsão é de que, após ser concluída, a Linha Sul atenda a um público de 350 mil pessoas diariamente. Hoje, a linha atende cerca de quatro mil pessoas por dia.


Cid Gomes também informou que duas outras estações serão acrescentadas à Linha Sul: a estação Juscelino Kubitschek, no Montese, e a São Benedito, no Centro. O governador aproveitou a ocasião para reforçar a previsão de lançamento do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) ramal Parangaba/Mucuripe, alvo de uma disputa política entre Governo e Prefeitura, por conta das desapropriações.


O trilho do VTL - que passa pelo Montese, Aeroporto, Vila União, Aerolândia, São João do Tauape, Via Expressa, entre outros bairros - está programado para maio de 2014, com a perspectiva de transportar mais de 100 mil passageiros por dia. O percurso previsto é de 13 quilômetros. “Dizem que os olhos do dono é que engordam o gado. Tenho acompanhado essa obra de perto, visitado cada estação”, disse. (Angélica Feitosa)

 

Quando


ENTENDA A NOTÍCIA


A previsão de inauguração de toda a Linha Sul do Metrofor era meados de outubro. Durante a inauguração da segunda etapa, ontem, o Metrofor esticou o prazo para o fim deste ano.

 

Serviço

 

Operação assistida na Linha Sul do Metrô de Fortaleza

Quando: de segunda a sexta-feira, no intervalo de 8 às 12 horas.

 

Saiba mais

 

Todas as estações do Metrofor têm banheiros somente para os funcionários do metrô. Segundo o presidente do Metrofor, Rômulo Fortes, banheiros públicos em metrôs são convites para a criminalidade. “É uma tendência mundial evitar criar esses espaços para a prática de crimes dentro do metrô. Você não vê banheiros em nenhuma nova estação de metrô do mundo”, garantiu.

 

O governador Cid Gomes complementou que o metrô funciona como ônibus rápido, com intervalos de, no máximo, 15 minutos entre um trem e outro.


A operação assistida será realizada, de segunda a sexta-feira, no intervalo de 8 as 12 horas. A cada 20 minutos haverá uma viagem de teste e será possível transportar entre 445 e 890 pessoas por vez, dependendo da composição que estiver sendo usada (variando de três a seis carros, respectivamente).

 

Rapidez, conforto e segurança foram os itens observados e elogiados pelos primeiros passageiros do metrô da Linha Sul.

 

Um total de 18 estações irão compor a Linha Sul ao término de suas obras.


Compartilhar
espaço do leitor
Zé Bob 29/09/2012 19:21
Prezado PQD, antes de desejar bons ventos e boas aterragens, sou menos festivo com essa obra. Muito bom que tenha chegado ! Estávamos precisando. Entretanto, já chega bastante defasada em extensão. Nossa cidade precisa muito de uma malha muito maior do que consta nesse projeto. Espero que não demore
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Giulia 29/09/2012 16:50
passaram-se 13 anos e a obra ainda nao foi conclusa.festa?As pessoas nao sao estúpidas.vergonha!
Este comentário é inapropriado?Denuncie
PQD 29/09/2012 09:34
Fico contente com o avanço da linha do metrô. Parabéns para os que se empenharam nesta empreitada, pois o povo de Fortaleza merece mais este meio de transporte coletivo. A cidade que mais cresce no nordeste está em festa. Mais uma atração turística.
Este comentário é inapropriado?Denuncie
3
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>