[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Para doar tempo e carinho a quem precisa | Fortaleza | O POVO Online
Dia do Voluntariado 28/08/2012

Para doar tempo e carinho a quem precisa

Voluntários ampliam os limites da cidade onde moram e encontram o amor de doar e receber no cotidiano
notícia 6 comentários
{'grupo': 'Especial para O POVO', 'id_autor': 16652, 'email': 'samaisa@opovo.com.br', 'nome': 'Samaisa dos Anjos'}
Samaisa dos Anjos samaisa@opovo.com.br
Compartilhar

Um menino chamado Rodrigo e uma doença chamada câncer conectaram o vendedor Darlan Siebra a uma vontade antiga: doar seu tempo e seu carinho para outras pessoas. Ao conhecer a criança e sua família em um hospital pernambucano, onde um familiar passava por tratamento, ele percebeu que aquelas brincadeiras, que davam ares lúdicos às horas de espera dos dois, poderiam se transformar em voluntariado comprometido.

 

Com bata amarela, ele se transforma no “tio” de crianças que frequentam a brinquedoteca do Centro Pediátrico do Câncer (CPC) durante quatro horas semanais. O pai de duas crianças troca sorrisos e imaginação na sala cheia de cores do centro, que possui tantos voluntários apaixonados pelo trabalho coletivo, que serão (ainda mais) lembrados hoje, no Dia Nacional do Voluntariado.


Em uma cidade em que as necessidades são bem maiores do que a área que os olhos alcançam, instituições que acolhem a dor, a fome, a vontade de futuro, os sorrisos e a cura fazem a diferença. E, para isso, pessoas de sorriso aberto e vontade de compartilhar a vida se dispõem a trabalhar, a doar.


Para Fátima Barreto, coordenadora do voluntariado do Iprede, o voluntário tem sede de desafio, sai do seu conforto para fazer o seu melhor. Ela lembra que a decisão precisa ser sinônimo de compromisso e capacitação. Por isso, muitas instituições oferecem cursos e momentos especiais para que os futuros voluntários conheçam o local, o trabalho, os objetivos e suas responsabilidades.


Fazer o que sabe de boa vontade, compartilhando e vivendo o momento com outros com o mesmo objetivo, é experiência que ultrapassa explicações. Para a universitária Amanda Alencar, só sabe quem vive o momento. Para ela, atuar na ONG Sonhar Acordado foi descobrir um carinho maior, sair maravilhada de encontros com crianças até então desconhecidas. “É algo que todos deveriam buscar, pois é enriquecedor”, convida.

 

O quê


ENTENDA A NOTÍCIA


Amor, doação, dedicação ao outro. Para quem é voluntário, os dias ganham novos significados com o bem que circula nas relações de carinho e cuidado. O tempo, corrido para todos, estica seus ponteiros para quem percebe a beleza de se doar ao outro. Hoje, o Dia Nacional do Voluntariado celebra a ação dessas pessoas.

Compartilhar
espaço do leitor
Suzy Santos 25/02/2014 07:22
CADÊ A DE ANIMAIS '-'?
Ana 28/08/2012 19:40
Uma correção de outra correção: a Casa do Menino Jesus, citada na reportagem, está correta (nome e endereço). O Lar Menino Jesus é outra instituição que também recebe crianças com câncer.
Raphaele 28/08/2012 12:48
Faltou falar tb dos trabalho voluntários com animais carentes. Em fortaleza existem muitas ONGs.
bpcAntero 28/08/2012 11:58
Uma pena a reposrtagem não citar a Cruz Vermelha, uma inspitiução que foi a pioneira no voluntariado e que tem em Fortaleza um programa de voluntarios...do qual eu faço parte, com orgulho...
Maria Cibely Moura 28/08/2012 11:29
Só uma correção. A Casa do Menino Jesus agora se chama Lar Amigos de Jesus, continua com a direção da irmã Conceição, e está localizada na Rua Ildefonso Albano esquina com Rua Soriano Albuquerque, no Joaquim Távora.
Ver mais comentários
6
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>