[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Moradores da Barra fazem passeio para conhecer APA | Fortaleza | O POVO Online
Rio Ceará 11/06/2012

Moradores da Barra fazem passeio para conhecer APA

Grupo conheceu , em passeio de barco pela foz do rio Ceará, no último sábado, a exuberância do mangue e a devastação ambiental da área
notícia 0 comentários
Compartilhar
FOTO: ANDRÉ SALGADO
Sessenta moradores da Barra do Ceará conheceram a Area de Proteção Ambiental do rio Ceará

O passeio começa numa das mais belas paisagens do litoral de Fortaleza: o encontro do rio Ceará com o mar. Divididos em dois barcos, 60 moradores da Barra do Ceará realizaram um passeio gratuito pelo rio para conhecer a parte do mangue da Área de Proteção Ambiental do rio Ceará (APA).

 

Na semana do Meio Ambiente, o objetivo da excursão organizada pelos projetos de jovens “Litoral da Cultura” e “Educação é a Nossa Praia” é promover a conscientização ambiental dos moradores. “Queremos desenvolver o ecoturismo nessa área”, afirma o presidente da Associação dos Amigos no Combate a Exclusão Social (Aaceso), Valdecir Paiva.


Ele aponta como principais desafios a vencer a poluição do rio, a ocupação desordenada nas margens e a presença do estaleiro desativado. Em seis quilômetros de percurso, é impossível não se encantar com o verde das árvores, o vento no rosto e a sensação de liberdade. Nada que lembre a agitação diária da metrópole.


A empolgação de adultos e crianças era contagiante. “Dou nota dez. Gostei de ver essas crianças felizes, porque muitos não tinham condições de vir (fazer o passeio)”, afirma a dona de casa Liduína Silva, 53. Já o estudante e escritor Mateus de Lima, 17, mostra-se preocupado com a exploração dos recursos naturais. “As pessoas retiram as árvores e não plantam de volta. Por isso, temos tantos animais ameaçados de extinção. E isso pode se voltar contra nós (no futuro)”, teme.


Após 1h15min, os barcos chegam a uma das aldeias dos índios tapebas, em Caucaia. Os indígenas recebem os visitantes com os corpos pintados e usando vestimentas tradicionais. Em seguida, dançam o torém, dança sagrada dos indígenas, que evoca elementos da natureza e apresentam o artesanato e a culinária produzidas pelos nativos.


Um dos líderes da tribo, Lancelo Rodrigues, aproveita para reclamar da demora na marcação das terras índios tapebas: “os posseiros estão tomando cada vez mais as nossas terras acabando com a nossa comida”. No final do percurso, as crianças apontam surpresas para os peixes que pulam para fora da água. É a certeza de que a vida continua lutando no rio, apesar da poluição.

 

ENTENDA A NOTÍCIA




Moradores da Barra do Ceará fizeram um passeio ecológico gratuito pelo rio Ceará na manhã do último sábado (9). Para muitos, essa foi a primeira oportunidade de conhecer o mangue. Empolgação marcou o passeio.

 

Serviço

É possível formar grupos para visitar o rio Ceará., mas é necessário agendamento prévio. É preciso formar, no mínimo, um grupo de dez pessoas.


Quanto: R$ 10 por pessoa ou R$ 200 pelo aluguel do barco, com capacidade máxima de 30 pessoas.

Onde: Pier da Barra do Ceará (próximo à ponte sobre o rio Ceará)
Outras informações: (85) 3485 6945 ou (85) 8753 3940 (Chico Alberto)

Compartilhar
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor no:
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: [Errno 13] Permission denied: u'/home/presslab/public_html/ns142/arquivos/imgs/capas/2019-01-21_capa_populares_prez-61-77.jpg_tmp'

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Mais comentadas

anterior

próxima