[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Seu Lunga ganha ação contra cordelista | Fortaleza | O POVO Online
Justiça 11/05/2011 - 01h30

Seu Lunga ganha ação contra cordelista

Cordelista de Juazeiro do Norte está proibido pela Justiça de escrever sobre seu Lunga

A fama de zangado tem incomodado Joaquim dos Santos Rodrigues, mais conhecido como seu Lunga. Na última segunda-feira, a Justiça acatou uma ação movida por ele e proibiu um cordelista de Juazeiro do Norte de utilizar a expressão “seu Lunga” em suas publicações. Caso descumpra a determinação, Abraão Bezerra Batista terá de pagar multa diária de R$ 1.000.

 

O cordelista escreveu dois volumes intitulados As Histórias de seu Lunga, o Homem mais Zangado do Mundo. “Constata-se que houve prática de ato ilícito no presente caso, na medida em que os cordéis violam os direitos do apelante inerentes à personalidade, à dignidade e à honra”, afirma o desembargador Francisco Sales Neto, relator do processo. A decisão é da 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Ceará.


Joaquim Santos Rodrigues entrou com o pedido de liminar na Justiça por considerar que os cordéis publicados por Abraão contribuíram para consolidar a imagem negativa de “grosseirão dotado de incomum rudez”, conforme os autos do processo. Seu Lunga alega ainda que teve sua “dignidade ferida” porque os atos atribuídos a ele não condizem com a realidade.


Em entrevista ao O POVO, em novembro de 2009, seu Lunga, como é conhecido desde “menino novo”, fez questão de negar a autoria das piadas grosseiras atribuídas a ele. Durante a conversa com a reportagem, seu Joaquim falou sobre sua devoção a Padre Cícero, distribuiu sorrisos e até recitou poesias. “Nenhuma dessas histórias (contadas nos cordéis) é verdade. É tudo inventado”, se queixou seu Lunga, na época.


Na noite de ontem, O POVO conversou, por telefone, com o cordelista Abraão Bezerra. Ele disse que vai acatar a decisão da Justiça. “Mas eu lamento. Ao longo dos versos que escrevi, não destrato o seu Lunga. Faço é elogiar. Minha intenção foi dar publicidade a um caso folclórico da cidade de Juazeiro do Norte. O cordelista escreve sobre o cotidiano e seu Lunga é uma criatura real com respostas imprevisíveis”, argumenta.


A reportagem tentou entrar em contato com seu Lunga, mas os telefones não foram localizados.

 

Quem

ENTENDA A NOTÍCIA

A fama de zangado fez de seu Lunga uma celebridade. O homem permeia o imaginário popular dos cearenses. O que muita gente não sabe é que essa fama incomoda seu Joaquim dos Santos Rodrigues, de 83 anos. Ele alega que tem sido alvo de chacotas.

 

0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor no:
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: [Errno 13] Permission denied: u'/home/presslab/public_html/ns142/arquivos/imgs/capas/2018-12-18_capa_populares_prez-61-77.jpg_tmp'

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Mais comentadas

anterior

próxima