[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] "Tiraram a vida de um inocente" | Fortaleza | O POVO Online
Tragédia 26/07/2010 - 02h00

"Tiraram a vida de um inocente"

Bruce Cristian de Sousa Oliveira, de 14 anos, foi morto por um policial do Ronda do Quarteirão, ontem, durante uma abordagem considerada pela própria PM como desastrada. O menino foi atingido por um disparo de pistola na nuca, e morreu na hora
IGOR DE MELO
Francisco das Chagas passou cerca de meia hora abraçado ao corpo do filho adolescente. O tio que compareceu ao local mostrou desolação

Francisco das Chagas de Oliveira Sousa, 37, estava há pelo menos meia hora abraçado ao corpo do filho, o adolescente Bruce Cristian de Sousa Oliveira, 14. Cristian estava morto, mas é como se o pai acreditasse que a morte é algo reversível. O menino havia sido baleado há pouco por Yuri Silveira, policial do programa Ronda do Quarteirão. O crime foi cometido no final da tarde de ontem, no cruzamento da avenida Desembargador Moreira com Padre Valdevino. Pai e filho voltavam para casa numa moto quando, segundo a Polícia Militar, teriam sido abordados por uma viatura.

 

Por acreditar que Francisco e Bruce parecessem suspeitos, e também porque não haviam parado a moto quando lhes fora pedido isso, o soldado Silveira, da turma de 2007 do programa e ainda em estágio probatório, disparou o tiro que atingiu a nuca de Cristian. Segundo Adriano de Oliveira, irmão de Francisco, o sobrinho sempre acompanhava o pai, que é técnico em manutenção de refrigeradores e havia saído de casa, em Maracanaú, antes do meio-dia. “Pelo horário, eles estavam voltando. Não sei se foi acidental ou proposital (o tiro que matou Cristian), não sei o que foi que houve”, fala. “Eles tiraram a vida de um inocente.”


De acordo com o major Océlio Alves, comandante da 1ª Companhia do 5º Batalhão, a viatura do Ronda do Quarteirão em que seguia o soldado Silveira havia feito a abordagem da moto pilotada por Francisco na rua Padre Valdevino. “Os dois vinham e, quando pediram pra parar, não pararam”, descreve. Para o major, o “procedimento (do Ronda) foi totalmente desastrado”. O comandante acrescenta: “O soldado irá responder por homicídio. Foi uma tragédia. A abordagem foi drástica”.


A Polícia Militar informou que o soldado Yuri Silveira foi encaminhado ao Batalhão de Polícia Comunitária, onde deverá permanecer enquanto durarem as investigações. A PM garante que Silveira se apresentou espontaneamente ao 2º Distrito Policial logo após o incidente. Antes, havia chamado uma ambulância do Samu para prestar assistência à vítima. O crime será apurado pela Polícia Civil.


Francisco foi obrigado a se desvencilhar do corpo do filho quando peritos criminais chegaram ao local. Ele se ergueu lentamente e caminhou até a calçada. Num canto de parede, deixou-se ficar. Sujo de sangue, foi limpo com toalhas e água por irmãs vicentinas da Casa Provincial das Filhas da Caridade, que haviam interrompido a rotina de orações quando ouviram um estampido bem alto: era o tiro que matou o menino.

 

DÚVIDAS

 

O que pode ser entendido como atitude suspeita para a Polícia?

 

Em uma abordagem policial é correto apontar a arma para a cabeça do suspeito?

 

Por que o pai não foi levado à delegacia se ele era tratado como
suspeito durante a perseguição?


A viatura tem as gravações do que os policiais disseram pelo rádio?

 

Prédios residenciais e comerciais teriam gravações da cena do crime?

 

Ao parar no sinal vermelho, ao lado da moto, o mais correto não seria se posicionar a viatura interceptando a moto, em vez de o policial descer da viatura?

 

Erramos: Na primeira versão desta matéria, a palavra "nuca" foi escrita de maneira incorreta.

Henrique Araújo henriquearaujo@opovo.com.br
191
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor no:
espaço do leitor
Wagno meloni moreno 29/07/2010 09:38
policial totalmente dispreparado em vez de está fazendo a segurança da população está tirando a vida de um inocente!
Este comentário é inapropriado?Denuncie
FABRICIO RESENDE DE OLIVEIRA 29/07/2010 09:21
É realmente estamos a mercer de cada tipo de situação, onde a polícia que deveria dar proteção a sociedade, faz estes tipos de atuação destruindo mais uma família, neste instante o policial deve estar de boa enquanto a família deve estar arrasada e mais uma vida retirada de forma brutal e irresponsável, que Deus possa oferecer conforto a esta família e justiça a este caso.
Este comentário é inapropriado?Denuncie
joao carlos 28/07/2010 22:35
Isso é despreparo nos aprovados dos concursos para toda área pública, seja para juízes, promotores, desembargadores, médicos,militares, engenheiros, e demais categorias. Todos devem submeter exames psicológicos rigorosos, para verificar sua conduta, temperamento e equilíbrio emocional. Não adianta saber todas as disciplinas exigidas nos concursos se não submeter a exames psicológicos rigorosos, porque a maioria passa nesse concurso público e mudam suas personalidades, até para se eleger na política deve submeter a exames psicológicos, era p que deve fazer, não adianta nível superior, mestrado, doutoramento ou mais, se não tem boa conduta e equilíbrio emocional.
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Abner 28/07/2010 17:34
"Ronda do quarteirão"?? isso deveria se chamar "Exterminando inocente"
Este comentário é inapropriado?Denuncie
michael 28/07/2010 13:51
vcs nao veem q essa fatalidade foi um erro exclusivo do sd?!nao tem nada a ver falar do treinamento dele, ele nao foi treinado pra fazer essa burrice nao! o mundo nao pode dessabar na cabeça do governo e do comando nao!
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Ver mais comentários
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>