ESPORTE SOCIAL 21/10/2012

Projeto usa futebol de travinha para resgatar crianças e jovens

FOTO: IGOR DE MELO
Projeto conta com 120 crianças no bairro Henrique Jorge. Uma iniciativa solitária de dois amigos
Compartilhar

Não importa se a bola é de verdade ou improvisada – tampa de garrafa ou latinha de refrigerante, por exemplo, já servem. Todo bom verminoso jogou futebol de travinha em algum momento da vida. E em um campinho do bairro Henrique Jorge, na periferia da Capital, a brincadeira aparentemente despretensiosa virou coisa séria.

 

Criado em 2008, o Projeto Jatobá de Futebol de Travinha ajuda a distanciar hoje cerca de 120 crianças e jovens das drogas, mostrando que há um caminho mais promissor quando estudos e esporte se unem. A iniciativa de criar o projeto partiu do, à época, administrador de condomínio, Vinícius Braga, 36. Hoje virou comerciante.


“Cheguei nesse campinho que era de terra batida, não tinha nada, só crianças usando drogas. Ofereci uma bola em troca daquilo que eles estavam usando. E eles aceitaram”, rememora Vinícius.


Foi, então, que surgiu a escolinha sob orientação do técnico Paulo André Almeida, 38. Depois, o Campeonato Travinha do Jatobá, que teve a primeira edição em 2011 e, este ano, deve ter início em novembro.


Na escolinha, a molecada se reúne três vezes por semana. Os horários variam de acordo as aulas no colégio. Estudar, aliás, é obrigatório para quem quer uma vaguinha no Jatobá Futebol de Travinha.


“Desde 2008, muitas coisas aconteceram aqui. O índice de criminalidade diminuiu, eles começaram a entrar na escola. Muitos eram jovens da rua, ociosos. Nossa ideia foi fazer esse projeto para ocupar a mente dos jovens, tirando eles das ruas”, conta Vinícius.


Quando o primeiro domingo do mês chega, os adultos ocupam a Arena Jatobá, em um torneio com três jogadores para cada lado. “A especulação imobiliária está acabando com os campinhos na cidade. Por isso, esse é ainda mais importante”, exalta o presidente e fundador do Jatobá.


Para a realização em 2012 do II Campeonato Travinha do Jatobá, a maior pendência ainda é a falta de patrocínio. “A nossa carência é de material esportivo: bola, coletes e calções. Infelizmente, não temos condições de comprar esse material para eles”, finaliza Vinícius, que, de forma voluntária, dedica esforços para traçar um destino diferente para aqueles que ele trata como “filhos”.

 

Saiba mais


Categorias

O campeonato de futebol de travinha tem três diferentes categorias: crianças de 8 a 12 anos; 12 a 16 anos; e adultos.

Horários

As escolinhas ocorrem terça, quinta e sábado, em três períodos: manhã, de 8 às 10h; tarde, 15 às 17h; e noite, de 20h às 22h. As crianças participam de acordo com o horário das aulas no colégio.

Copinha Noite Clara Futebol de Travinha

São oito equipes, com atletas de 8 a 10 anos, na Arena Jatobá . Teve início em junho.

I Campeonato de Travinha do Jatobá

O I Campeonato de Travinha do Jatobá ocorreu em julho de 2011 e contou com apoio da Prefeitura de Fortaleza.

II Campeonato de Travinha do Jatobá

O II Campeonato de Travinha do Jatobá deve começar em novembro deste ano. Ainda falta apoio. De acordo com Vinícius Braga, a Secretaria Executiva Regional III (SER III) já garantiu os refletores.

 

Serviço

II Campeonato de Travinha do Jatobá


Quando: Em novembro

Onde: Arena Jatobá - Rua Cardeal Arcoverde, 1213 - Bairro Henrique Jorge

Para participar: o atleta precisa levar a declaração confirmando que está na escola

Outras informações: 8833-5695

Compartilhar
espaço do leitor
jeferson flavio 23/10/2012 06:37
esse novo espote tem que ser rconhecido em todo brasil quissar o mundo, boa iniciativa
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Danillo 22/10/2012 09:33
Parabéns Vinícius. Bela iniciativa.Tenho certeza que seu projeto ainda irá retirar muitos jovens de situações de risco. O esporte sempre foi uma ferramenta de inclusão social forte, é uma pena que a esfera pública ainda não valorize essas iniciativas.
Este comentário é inapropriado?Denuncie
2
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: cannot identify image file <cStringIO.StringI object at 0x42ceb58>