[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Rei da selva | Esportes | O POVO Online
fortaleza 04/11/2011

Rei da selva

A maior torcida organizada de Boa Vista-RR é do Fortaleza. Isso mesmo, o Leão do Pici
Arte: Guabiras
Compartilhar

O extremo setentrional do Brasil não é o Oiapoque, no Amapá, como muita gente (ainda) pensa. Desde 1998 que o Ministério da Educação (MEC) considera Caburaí, em Roraima. E é da capital do estado que tem a ponta norte oficial do País que vem uma história curiosa. Na cidade de Boa Vista, a maior torcida organizada não é de nenhum time local. Nem do Rio de Janeiro ou de São Paulo. Por lá, popular mesmo é o Fortaleza.

 

A Toca do Leão foi a semente de tudo, plantada em 2004 por um grupo de ex-integrantes de torcidas organizadas do Leão que moravam na cidade. Eram torcedores que já havia passado pela Fiel Tricolor, Filhotes do Leão e Torcida Uniformizada do Fortaleza (TUF). Assim, de longe, resolveram se juntar para acompanhar jogos.


Mas a história começou até antes, em 2001. Cinco tricolores resolveram ver juntos as partidas do Fortaleza naquela Série B. “O número foi crescendo e ganhou força na subida para a Série A em 2002”, lembra o funcionário público Antônio José Leite, um dos primeiros integrantes do grupo. Dois anos depois, a torcida foi formalizada e chegou a ter 112 membros cadastrados oficialmente.


A “Toca” era toda caracterizada, com pintura estilizada e estrutura para servir de arquibancada à distância durante os jogos do Fortaleza. “Após os jogos (com vitória), sempre havia carreata pela cidade”, lembra o cearense, que garante ter convencido vários roraimenses a torcerem pelo Tricolor.


O grupo cresceu e acabou virando um braço oficial da TUF. Hoje, é a maior torcida organizada de Roraima. E este ano, por exemplo, a fidelidade passou por provações. A torcida chegou a ter de acompanhar partidas pelo rádio e até por ligação de celular (a cada dez minutos) daqueles que estavam no estádio. Uma paixão, literalmente, sem fronteira.

Compartilhar
espaço do leitor
Lucas 01/02/2012 03:33
melhor torcida do brasil no ano de 2005 pra quem nao sabe .. superando todas as torcidas
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Roberto 07/11/2011 20:46
Êta dor de cotovelo alvi-negra, viu! Nenhuma novidade! A TUF é maior aqui, lá, ou em qualquer lugar em que seja comparada com a 3ª torcida do estado! Uma torcida que tem média de 12 mil pessoas na série A não era nem pra tá dando pitaco nesse quesito! Vão atrás de lotar primeiro o PV, pra depois discutirem torcida!
Este comentário é inapropriado?Denuncie
João Bosco 06/11/2011 11:23
Sou de Boa Vista e nunca ouvi falar dessa tal torcida organizada e nunca ocorreu passeatas comemorando vitória desse time. Boa Vista é uma cidade pequena, eu saberia... ... e viva o Flamengo!!!!!
Este comentário é inapropriado?Denuncie
iury 05/11/2011 19:54
aqui, a maior é a do fortaleza seguida pela do flamengo e depois vem a do ceara.
Este comentário é inapropriado?Denuncie
leonardo 05/11/2011 10:50
não só lá, mais aqui no estado tambem
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Ver mais comentários
79
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>