[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Torcidas de fé | Esportes | O POVO Online
100 anos de juazeiro 22/07/2011 - 01h30

Torcidas de fé

Juazeiro do Norte é a única cidade do Interior do Ceará com mais de um time
BEBETO DE FREITAS/ESPECIAL PARA O POVO/ DEIVYSON TEIXEIRA
O Icasa ganhou espaço no cenário nacional, chegando à Série B e O Guarani tenta seguir os mesmos passos, chegando à Série D

Uma cidade que ganhou fama nacional pela religiosidade. As romarias em Juazeiro do Norte, que completa hoje 100 anos de fundação, atraem fiéis de todo o Nordeste. A devoção a Padre Cícero mantém a cidade sempre com muitos visitantes. Mas, nos últimos anos, a chamada “Meca do Cariri” também ganhou visibilidade pelo futebol.

 

A equipe do Icasa chegou à Série B do Campeonato Brasileiro, feito que até então era privilégio apenas de Ceará e Fortaleza. Com jogos transmitidos para todo o Brasil, o estádio Romeirão passou a ser uma das rotas do futebol brasileiro.


A movimentação de equipes e torcedores de outros estados também fez a rede hoteleira de Juazeiro do Norte ganhar em ocupação. A cada partida do Icasa com equipes de fora sempre há um aumento nas taxas de ocupação em pousadas e hotéis da cidade. Mas não foi apenas o Icasa que ajudou a projetar o futebol de Juazeiro do Norte.

 

Rivalidade

O Guarani, time mais antigo de Juazeiro, é outro que passou a aparecer no cenário estadual, diante dos últimos investimentos financeiros na formação de um bom elenco. Depois de amargar anos de ostracismo, o Leão do Mercado teve destacada participação no Campeonato Cearense de 2011, quando foi vice-campeão, ficando atrás apenas do Ceará. Terminou o 1º turno em terceiro e o 2º turno na vice-liderança.

 

Na cidade ainda há a equipe do Juazeiro, quase sem torcida, que hoje disputa a 2ª Divisão do Estadual. Terminou o campeonato deste ano na quarta colocação. Sob o comando de Kleber Lavor, teve uma incursão na 1ª Divisão de 1998 a 2000. Chegou até a disputar a final do Cearense de 1999, contra o Ceará, quando o Vovô foi tetracampeão estadual.

 

 

ESTÁDIO MUNICIPAL

O Romeirão é o terceiro estádio cearense, depois do Castelão e do Presidente Vargas. O estádio é mantido pela Prefeitura.

 

15

Mil lugares é a atual capacidade do Romeirão. Por medida de segurança não é possível mais os grandes públicos do passado.

 

MAIS DE UM TIME

Além de Fortaleza, apenas Juazeiro do Norte possui mais de um time no futebol cearense - e são logo três: Icasa, Guarani e Juazeiro.

 

24

Mil torcedores lotaram o Romeirão no maior público do estádio, Guarani/Icasa 2x2 Fluminense, amistoso em 1997. 

Rogério Gomes rogeriogomes@opovo.com.br
2
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor no:
espaço do leitor
João Albertileno 23/07/2011 04:17
kkkkkkkkkkkkkkkk
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Bruno César 22/07/2011 10:58
Uma correção, o Guarany de Sobral também já disputou a Série B..
Este comentário é inapropriado?Denuncie
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: [Errno 13] Permission denied: u'/home/presslab/public_html/ns142/arquivos/imgs/capas/2018-12-10_capa_populares_prez-61-77.jpg_tmp'

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Mais comentadas

anterior

próxima