[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Obras de novo aeroporto devem começar ainda este ano | Economia | O POVO Online
Sobral 17/01/2015

Obras de novo aeroporto devem começar ainda este ano

Projeto do aeroporto para aviões de grande porte será entregue à Secretaria de Aviação Civil para que haja liberação do dinheiro e o início das obras. Área já foi definida pelo Governo e a prefeitura de Sobral
notícia 0 comentários
{'grupo': 'Da Reda\xe7\xe3o O POVO', 'id_autor': 16390, 'email': 'artumira@opovo.com.br', 'nome': 'Artumira Dutra '}
Artumira Dutra artumira@opovo.com.br
MARCELO CAMARGO/ABR
O ministro Eliseu Padilha recebeu comitiva cearense
Compartilhar

Ainda este ano o Governo do Estado e a Prefeitura de Sobral deverão entregar à Secretaria de Aviação Civil (SAC) o projeto do novo aeroporto de Sobral que será construído numa área próxima à rodovia CE-178. Segundo estudos da SAC e do governo do Estado o atual aeroporto da cidade não tem como ser expandido por questões ambientais e por estar cercado pela área urbana.

Além disso, considera o levantamento, pela importância econômica e por ser centro de atração de investimento deverá ser construído um equipamento com condições de receber aeronaves de grande porte para atender o transporte de passageiros e cargas. A estimativa é que o número de passageiros passe de cerca de 80 mil ano para 800 mil a “um milhão”.


A informação foi dada pelo assessor de Infraestrutura Aeroportuária do Estado do Ceará, coronel Paulo Edson Ferreira. Ele e o prefeito de Sobral, Veveu Arruda, conversaram ontem sobre o assunto com o ministro da SAC, Eliseu Padilha.


Segundo ele já está sendo feito o estudo de viabilidade técnica e econômica, que deverá estar concluído até o segundo semestre deste ano. A expectativa é que concluído também o projeto, a obra seja iniciada ainda este ano.


O dinheiro virá do Programa de Investimentos em Logística - Aeroportos (PIL) que já contempla nove aeroportos cearenses com R$ 363 milhões.


Segundo a SAC, nesta fase inicial ainda não é possível dizer quanto deste valor será aplicado na construção deste aeroporto que vai atender a cidade de Sobral e municípios vizinhos num raio de 100 quilômetros. O próximo passo, é a prefeitura de Sobral entregar o projeto, oficialmente, à Secretaria.


Além disso, o Comando da Aeronáutica (Comaer) tem que ser consultado para dizer se está tudo certo com a área escolhida. A SAC explica que, se o Comaer aprovar, a projetista contratada pelo gestor do programa, que é o Banco do Brasil, iniciará os estudos de viabilidade técnica.


O coronel Paulo Edson diz que a área definida pelo Governo do Estado, dentro dos critérios aeronáuticos, já foi declarada de utilidade pública pela Prefeitura de Sobral. No local será construído o terminal de passageiros e uma pista de três mil metros de comprimento e 45 de largura. As dimensões da atual são de 1.033 m por 30 m.


De acordo com o prefeito Veveu Arruda, a área escolhida para o novo terminal fica a 10 quilômetros do aeroporto em funcionamento hoje.

 

Investimentos

Em dezembro de 2012, O POVO publicou matéria sobre o pacote de investimentos do setor aeroportuário, anunciado pelo Governo Federal, e que contemplava nove aeroportos cearenses com implantação de novos equipamentos, reformas e ampliações.

 

Na ocasião, a Secretaria do Turismo do Ceará (Setur) dizia que tudo deveria estar concluído até 2015, com voos comerciais operando. Não foi isso que ocorreu. Mas o governo do Estado, com recursos próprios, investiu nos aeroportos de Aracati e Jericoacoara.


De acordo com o assessor de Infraestrutura Aeroportuária, coronel Paulo Edson Ferreira, o aeroporto de Aracati está 100% concluído. Para operar voos comerciais regulares falta apenas a compra da Estação Prestadora de Serviços de Telecomunicações (EPTA - categoria “A”), considerada a mais sofisticada, que será financiada pelo PIL com verba do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC).

Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: [Errno 13] Permission denied: u'/home/presslab/public_html/ns142/arquivos/imgs/capas/2019-01-21_capa_populares_prez-61-77.jpg_tmp'

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Mais comentadas

anterior

próxima

Jornal de Hoje | Economia