Aplicativos 04/10/2014

A tendência dos negócios digitais

Com a ampliação dos dispositivos móveis, investir em produtos para o setor, mantém mercado aquecido
notícia 0 comentários
DictSql({'grupo': 'ESPECIAL PARA O POVO', 'id_autor': 18943, 'email': 'economia@opovo.com.br', 'nome': 'Yara Peres'})
Yara Peres economia@opovo.com.br
CAMILE DE ALMEIDA/ESPECIAL
Karyne Machado saiu da faculdade direto para o mercado de trabalho

 

Para acompanhar as novidades do setor tecnológico é preciso estar entre as tendências de mercado. Com a popularidade dos smartphones, o número de aplicativos para atender a plataforma mobile aproxima os usuários das empresas e promete oportunidade de negócios. Estudantes de Tecnologia da Informação (TI) encontram ainda na faculdade a oportunidade de poder atuar no ambiente corporativo.


Foi o que aconteceu com a empresária Karyne Machado. Em fase final do curso de ciência da computação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), saiu da faculdade já para o mercado de trabalho. “Tínhamos um grande banco como cliente e aproveitamos a oportunidade de participar de um projeto de pesquisa que nos fez conhecer sobre mobilidade”.


Ela é diretora da SoftBuilder, há 17 anos no mercado, que desenvolve sistemas para smartphones e tablets específico para empresas.


Ela e os sócios investiram cerca de R$ 9 mil na época para iniciar as atividades. “Como tínhamos um grande cliente, o retorno foi em menos de um ano ”, revela. A empresa tem hoje 11 funcionários e atua em todo o país.


Para Karyne, não basta apenas gostar de internet para montar um negócio digital, é preciso ter diferenciais. “O teu produto para se manter no mercado tem que ter qualidade, não dar problemas e, principalmente, que ele consiga ter um suporte e acesso as aplicações”, orienta. O software é locado a partir de R$ 200 a assinatura.


Startups

Hoje é crescente o número de jovens ainda em universidades que iniciam projetos para desenvolver aplicativos. Eles buscam investidores para expandir seus produtos e montar empresas, mais conhecidas como startups.

 

“Já são 2.800 empresas nos mais variados segmentos, em nossa base de dados. O modelo de negócio tem o perfil do jovem brasileiro que busca essa independência”, é o que revel o gestor de projetos da Associação Brasileira de Startups (ABStartups), Guilherme Junqueira.


Segundo Guilherme, para ser uma startup é preciso ter algumas características.“Tem que ter um projeto em fase final, ter CNPJ com menos de 4 anos, oferecer um serviço inovador e um produto que pode ser vendido repetidamente. Uma consultoria não é, por exemplo, a mesma para todos os clientes. Já um software, site ou aplicativo, ele pode ser vendido repetidamente para vários clientes”.

 

DICAS PARA MONTAR UMA EMPRESA


1 - Estudar

“Os cursos online são o pontapé inicial para capacitar microempresários”.

 

2 - Buscar um sócio

“Em startups é comum a figura do investidor anjo que compram uma pequena participação”.

 

3 - Equipe

“As vendas são focadas na internet e as equipes devem entender sobre anúncios online e sites de buscas”

 

4 - Fuja das estatísticas

“Não saber escolher o sócio investidor, isso pode ser um ponto negativo. A estatística das startups é que de cada 10, 9 morrem. É pessimista pro desenvolvedor, mas também pro investidor,

 

5 - Procure alternativas

“Espaço como os coworkings, um escritório compartilhado, pode ser base para desenvolver os projetos”.

Fonte: Guilherme Junqueira, gestor da ABStartups


SERVIÇO

 

SoftBuilder

Onde: Av. Senador Virgílio Távora, 1701 sl.301

Tel.: (85) 3045.8787

Site: www.softbuilder.com.br

Mobills Labs

Site: www.mobills.com.br

Associação Brasileira de Startups (Abstartups)

Site: www.abstartups.com.br

 

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: [Errno 13] Permission denied: u'/home/presslab/public_html/ns142/arquivos/imgs/capas/2018-12-12_capa_populares_prez-61-77.jpg_tmp'

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Mais comentadas

anterior

próxima

Jornal de Hoje | Economia