Fortaleza é a única cidade brasileira em que a TAP mantém operações com aviões fretados, da companhia aérea ucraniana Windrose Airlines. A empresa portuguesa afirma que voltará a operar com suas próprias aeronaves no próximo sábado. Explica, ainda, que o fretamento foi necessário pela demora na entrega de seis aviões que havia encomendado. A situação chegou a se repetir em outras capitais, mas Fortaleza é a última em que será resolvida.
Passageiros que já viajaram nos aviões fretados reclamam de estarem voando em aviões antigos e que não oferecem as mesmas condições de conforto e segurança da companhia portuguesa. É o caso do engenheiro civil, Jorge Valença, que viajou no dia 29 de julho para a Grécia, fazendo a rota Fortaleza-Lisboa-Londres-Atenas.
Ele relata que, além da preocupação de estar voando em uma aeronave de um País em conflitos, toda a tripulação do avião era ucraniana e apenas falavam inglês ou seu próprio idioma.
“O avião da Windrose, um A330-200 da Airbus, passava confiança, mas a gente temia pela manutenção. Era um avião muito antigo”, analisa. Segundo ele, também foi complicado voar por sete horas sem nenhum serviço de entretenimento, já que não haviam TVs.
A TAP, por meio de sua assessoria de imprensa, ressalta que os aviões ainda estão sendo fretados devido ao atraso do fabricante. A locação de unidades de outras companhias acontecerá até o dia 15. No dia 16, as operações serão com aviões próprios.
Nordeste
Segundo a TAP, a estrutura foi se normalizando em vários pontos do Brasil, onde a companhia opera e, por último, está Fortaleza. “Já usamos o esquema de fretamentos há um bom tempo. É feito um estudo da frota em cada estado, daí vamos tentando suprir essa alteração. Recife e Fortaleza foram as últimas duas cidades com esse problema. Agora, está apenas com Fortaleza, mas não existe nada de específico”, explica.
A TAP ressalta que a companhia opera em Fortaleza há mais de 18 anos e que nunca deixou de voar na capital cearense. Para a empresa, esta etapa reflete também um crescimento do empreendimento e da demanda.
“Damos a liberdade do passageiro, que puder viajar em outro dia, de trocar sua passagem sem nenhuma cobrança de taxas ou multa”, informa.
A TAP adverte ainda que, caso o passageiro opte viajar em outra aeronave, a empresa também realiza o reembolso do valor pago pelo cliente. “Os passageiros que estão na classe executiva também receberão reembolso referente a diferença de serviços ofertadas entre as duas companhias”, esclarece.
Segundo o presidente da TAP, Fernando Pinto, em um comunicado aos clientes, há uma maior incidência de atrasos e cancelamentos nos últimos tempos, mas nada se deve a um único fator. “Temos tido um crescimento acima do normal”, diz. Ontem o Aeroporto Pinto Martins não registrou nenhum atraso ou cancelamento nos voos internacionais.
Números
6 número de aviões encomendados pela TAP que tiveram entrega atrasada
Serviço
Veja a situação dos voos:
Multimídia
Comunicado do presidente da TAP: http://youtu.be/ vLpEAnHyGsw
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