Segurança 03/08/2014

Falha em sistemas pode causar grande prejuízo às empresas

A falha em sistemas de serviços de tecnologia da informação paralisam os negócios e trazem consequências, como queda dos resultados financeiros, multas, perda de clientes, processos e danos a imagem da companhia
notícia 0 comentários
DictSql({'grupo': '', 'id_autor': 18935, 'email': 'janainamarques@opovo.com.br', 'nome': 'Jana\xedna Marques'})
Janaína Marques janainamarques@opovo.com.br
DIVULGAÇÃO
Cláudio Dodt ressalta a importância de ter pessoas que consigam recuperar sistemas com problemas

 

A frase “o sistema caiu” não é nenhuma novidade para aqueles que usufruem de serviços de tecnologia de informação (TI). Dois casos ocorridos, na última semana, ajudam a ilustrar as consequências que isso pode causar às instituições e aos seus clientes. Um deles foi a pane técnica no serviço de emissão de vistos norte-americanos, que provocou a suspensão da obtenção do documento por tempo indeterminado. Outro caso foi a falha do novo sistema de emissão de nota fiscal da Prefeitura de Fortaleza, que impediu inúmeros usuários de emitirem notas fiscais.


De acordo com Cláudio Dodt, técnico e analista da segurança da informação e de continuidade de negócios da Daryus, o cenário é claro. “Se algum serviço de tecnologia de informação deixa de funcionar, o negócio também trava, independente do setor, público ou privado”. Segundo Cláudio, os impactos disso “são os piores imagináveis”, podendo afetar resultados financeiros, implicar em multas, perda de clientes, processos e danos à imagem e reputação.


O especialista ressalta ser errado pensar que o problema é puramente tecnológico. “A tecnologia é apenas a ponta do iceberg. Abaixo da linha da água ficam pessoas e processos, que são pontos mais importantes do que o fator tecnológico”, exemplifica. Nas palavras do analista, não adianta ter tecnologia, se o usuário não tiver alguém que saiba o que fazer no momento da crise, pessoas capacitadas que saibam recuperar sistemas e serviços o mais rápido possível, reduzindo o impacto negativo no negócio.


“Uma vez, fiz um trabalho em um grande grupo varejista, o qual identificamos que, a cada paralisação do sistema de pagamento, a instituição perdia R$ 18 milhões por hora”, conta, ressaltando que empresas desse porte costumam investir em serviços de continuidade de negócios. “No setor público, embora haja um impacto financeiro, o principal desgaste é na imagem institucional”, acrescenta.


Para Cláudio, a melhor maneira de obter a maturidade do processo é criar um Programa de Continuidade de Negócios, que tem por objetivo manter o negócio da empresa funcionando mesmo perante uma crise ou desastre.

 

Vulnerabilidade

Nas análise de Pedro Prudêncio, sócio-diretor da Morphus Segurança da Informação, nenhuma empresa está 100% segura de invasões virtuais. Ele destaca que empresas como a dele, ligadas à segurança da informação, buscam analisar quais são as vulnerabilidades que um sistema possui. “Basicamente, fazemos o mesmo que um hacker, só que buscamos tentar inovar o sistema”, explica.

 

Segundo Pedro, outro serviço executado é o monitoramento dos sistemas buscando proteger o sistema de uma instituição ou de um cliente. “Impedimos que o sistema seja derrubado”, detalha.


O empresário chama atenção para a necessidade das empresas, que investem em segurança, de testarem o sistema antes de suas operações. “Qualquer sistema deve ser testado antes de seu funcionamento, porque opera com dados confidenciais de clientes. Nos casos dos bancos, o sistema apenas é liberado depois provas e testes de sua aplicação”, conclui.

 

Dicionário


Plano de Recuperação de Desastres (PRD)

Visa restaurar, o mais rápido possível e mesmo com desempenho reduzido, a tecnologia da informação e comunicação que sustenta processos críticos do negócio.

Plano de Comunicação em Crise

Define pontos vitais como a forma como a organização deve se comunicar, o tom da mensagem e quem deve estar a frente da comunicação.

 

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

Jornal de Hoje | Economia