[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Centro de Tecnologias da UFC entre os melhores do País | Economia | O POVO Online
Formação 25/02/2013

Centro de Tecnologias da UFC entre os melhores do País

Cursos de Engenharia e Arquitetura da Universidade Federal do Ceará (UFC) estão entre os mais bem avaliados do País pelo Exame Nacional de Desempenho de Estudantes. Centro de Tecnologia é o melhor do Norte e Nordeste
Compartilhar


A formação dos profissionais de Engenharia e Arquitetura pelo Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará (UFC) está entre as mais bem avaliadas do País. Os números são do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), do Ministério da Educação, que aferiu a qualidade de 1.330 graduações em Engenharia e Arquitetura de instituições públicas e privadas de ensino superior. Na UFC, dos oito cursos do Centro de Tecnologia avaliados, quatro se posicionaram entre os dez melhores do Brasil.

 

Um exemplo é Arquitetura e Urbanismo, que obteve nota 4,41, em uma escala de zero a cinco, no Enade. A pontuação colocou a graduação da UFC como a terceira melhor do Brasil diante de 181 cursos avaliados. A graduação em Engenharia Elétrica, por sua vez, ficou na sexta colocação. A graduação em Engenharia Química obteve a oitava melhor nota e o curso de Engenharia Mecânica foi o décimo mais bem avaliado.


Os resultados obtidos na avaliação do Ministério da Educação também apontou o Centro de Tecnologia da UFC como o melhor do Norte e Nordeste. No Brasil, o Centro ocupa a 16ª posição, em uma lista que inclui 350 instituições, à frente de unidades como a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade Federal de São Carlos, em São Paulo. De acordo com o diretor do Centro de Tecnologia da UFC, José de Paula Barros, “houve um investimento muito forte, da Universidade, em infraestrutura, novos laboratórios, além de novos professores. Houve também um envolvimento muito forte dos coordenadores e professores nesse processo. O segredo está aí”.


Conforme Barros, os resultados colocaram as graduações da área de tecnologia da UFC em patamar de destaque no mercado profissional nacional. “Criou-se certa ideia de que, no Estado, só se faz engenharia no ITA e no IME. Nós temos aqui grandes escolas de formação de profissionais que têm condições de atender à demanda por engenheiros e arquitetos”, afirma.


Uma das razões apontadas por Barros para os bons resultados obtidos na avaliação do Ministério da Educação é o reforço no quadro de professores. Segundo ele, nos últimos seis anos, 75 novos docentes passaram a fazer parte do Centro de Tecnologia. Além disso, foi expandindo o número de graduações, que atualmente são 12, e a quantidade de vagas ofertadas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), mais de 800 por ano. “Esse crescimento da graduação se deu com o crescimento do número de cursos e no número de vagas. Hoje, o Centro tem cursos na mesma proporção das grandes universidades do Brasil”, explica.


Mercado

De acordo com o presidente da presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil no Ceará (IAB-CE), Odilo Almeida, o resultado alcançado pela graduação da UFC no Enade irá dar visibilidade e ajudar a valorizar o trabalho realizado pelos Arquitetos e Urbanistas. “Passa pela universidade mostrar por que ela forma arquitetos e qual o papel dos arquitetos na sociedade”, afirma.

 

O quê


ENTENDA A NOTÍCIA


Oito cursos de Engenharia e Arquitetura da Universidade Federal do Ceará (UFC) foram avaliados como os melhores do País. Os números são do Enade e mostram que o Centro Tecnologia da UFC é o melhor do Norte e Nordeste.

 

SERVIÇO

 

Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará (UFC)

Telefone: 3366 9600.

Site: www.ct.ufc.br


Números


lugar é a posição da graduação de Arquitetura e Urbanismo da UFC diante de 181 cursos avaliados pelo Enade

 

800

vagas por ano são ofertadas pelo Centro de Tecnologia durante o processo de seleção do Sisu

 

Compartilhar
espaço do leitor
Zé Bob 25/02/2013 09:35
A produção científica, por outro lado,....é só tristesa.
Este comentário é inapropriado?Denuncie
1
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: [Errno 13] Permission denied: u'/home/presslab/public_html/ns142/arquivos/imgs/capas/2018-12-13_capa_populares_prez-61-77.jpg_tmp'

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Mais comentadas

anterior

próxima

Jornal de Hoje | Economia