[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Grupo Sotreq compra a Marcosa | Economia | O POVO Online
Transação 30/11/2012

Grupo Sotreq compra a Marcosa

IANA SOARES
Carlos Martin comunicou ontem a operação aos funcionários
Compartilhar


A família Martin anunciou oficialmente a venda da totalidade das ações da Marcosa para o grupo Sotreq. A Marcosa é representante da marca norte-americana Caterpillar. O contrato de compra e venda foi assinado em Fortaleza. Os valores da transação não serão divulgados, segundo a Marcosa. As partes acordaram que a Sotreq assume imediatamente a gestão da companhia.


O presidente da Marcosa, Carlos Martin, 80, comunicou ontem a operação aos funcionários. Na mensagem aos ex-empregados, agradeceu o empenho e a dedicação. “Ressalto a confiança no futuro, não apenas do nosso negócio, mas nos segmentos de mercado em que atuamos, e também a minha crença absoluta no desenvolvimento econômico do Brasil, que vai proporcionar muitas novas oportunidades de crescimento para cada um de nós”, declarou.


A folha de pagamento chega a 1.200 funcionários; desses, cerca de 700 são mecânicos. A Marcosa tem 65 anos de mercado, dos quais durante 64 atuou como revendedora Caterpillar no Nordeste.


A Soterq é outra veterana do segmento e como parceira da Caterpillar. Foi fundada em 1941, com a concessão para atuar no Rio de Janeiro. Em 1994, chegou a Minas Gerais. Hoje, se declara uma das maiores distribuidoras da Caterpillar no mundo. No portfólio de clientes, empresas de construção, mineração, energia e petróleo &marítimo. A unidade do Ceará é a primeira no Nordeste. Daqui, vai atender todo o Norte e Nordeste, como fazia a Marcosa.


Em 12 de agosto, Martin concedeu à Coluna Vertical S/A, do O POVO, uma de suas raras entrevistas. Dizia que pretendia trabalhar por mais cinco anos e que já tratava da sucessão na empresa. Revelou que tinha previsão de crescimento contínuo de 2008 a 2014, mas verificara queda no ano passado. “Este ano, ficarei feliz se mantivermos o mesmo resultado de 2011”, afirmava. Segundo Martin, foram agregados 150 clientes novos por mês no semestre, no segmento de construção geral.


O segmento no qual a Marcosa é especialista lida com um nível de renovação de frota ainda lento. No Brasil é normal levar 10 anos para trocar. Daí o negócio da companhia ser muito focado no suporte. (Jocélio Leal)

 

Compartilhar
espaço do leitor
Anonimo 04/04/2013 16:09
Corrigindo a reportagem: A Marcosa atendia ao Nordeste. A Sotreq atende ao Norte, Centro-Oeste e Sudeste (75% do territorio nacional). E agora com a compra da Marcosa, vai atender ao Nordeste tambem.
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Sotreq denovo 19/01/2013 16:11
concordo vim da sotreq para a marcosa um ano antes da compra e encontrei um ambiente muito amador com gerentes incopetentes e liderança sem foco dai o grande tubarão comeu e eu voltei pra sotreq denovo
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Bruno Souza 07/01/2013 14:03
Trabalhei para Sr. Carlos, mais as pessoas e Gerentes de suas filiais não mereciam está ali. Acredito que a falta de preparo e a confiança sega do Sr. Carlos em Gerentes Regionais como em Salvador, permitiu que isso acontecesse, por falta de aviso não foi. Boa Sorte Sr. Carlos.
Este comentário é inapropriado?Denuncie
3
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: [Errno 13] Permission denied: u'/home/presslab/public_html/ns142/arquivos/imgs/capas/2018-12-13_capa_populares_prez-61-77.jpg_tmp'

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Mais comentadas

anterior

próxima

Jornal de Hoje | Economia