vida & estilo.dom 13/12/2015

Educação. Mimar os filhos pode se voltar contra os pais

notícia 1 comentários
DIVULGAÇÃO
A pesquisadora Tania Zagury entrevistou mais de cem pessoas para o livro

Para a pesquisa que resultou em livro, a professora Tania Zagury, da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), realizou 102 entrevistas com pessoas idosas e familiares. Parte dos entrevistados já atravessa a quarta idade. “O foco é mostrar a quem está criando os filhos agora o quanto é importante ter consciência de que a forma pela qual a educação no presente tem grande influência nas atitudes do futuro, incluindo em relação aos próprios pais”, explica.

 

Uma das entrevistas, médica aposentada, de 63 anos, entristeceu-se ao perceber que os filhos adultos não atendem suas ligações. “Canso de ligar, ligar e ligar e sempre cai na caixa postal”, disse em depoimento à pesquisadora.

 

“De maneira geral, parte da geração que hoje tem de cerca de 55 a 69 anos recebeu dos pais uma educação mais dura e restrita. E eles deram mais liberdade aos filhos, atendendo a todos os desejos possíveis. Foi uma geração que colocou a criança no centro das prioridades, com menos hierarquia e com bastante espaço aos filhos”, comenta Tania.

 

Segundo a professora, foram comuns os relatos entre os idosos de que os filhos vão visitá-los somente em datas comemorativas. E são raras as ligações para saber como estão os pais. “Muitos filhos apenas ligam para os idosos quando precisam de ajuda — que fique com os netos, por exemplo”.

Educação
Se há o desenvolvimento de habilidades sociais e afetivas positivas nos filhos, ensina a professora, e eles são capacitados a perceber as necessidades de outras pessoas e não somente as próprias, ótimo para os pais no futuro. “Já quem cria os filhos voltados para o próprio ego, individualistas, é muito provável sentir na própria pele as consequências de uma pessoa egocêntrica”, alerta.

 

Com formação em Filosofia e mestrado em Educação, Tania Zagury é autora de mais de 20 livros, voltados para as relações interpessoais. Entre eles, destacam-se Limites sem Trauma: Construindo Cidadãos; O Professor Refém; Sem Padecer no Paraíso; Filhos: Manual de Instruções; e Educar sem culpa: A Gênese da Ética. (Angélica Feitosa)

Serviço
Filhos adultos mimados, pais negligenciados, de Tania Zagury.
Editora: Record (2015)
Preço médio: R$ 35.

espaço do leitor
Neto 14/12/2015 11:48
Torturá-los... também!
1
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Mais comentadas

anterior

próxima

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: cannot identify image file <cStringIO.StringI object at 0x42ceb58>