[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive]
A escolha do local para expansão está muito relacionada aos objetivos da empresa. O diretor da consultoria Towers Watson, Marco Santana, explica que algumas empresas poderiam reduzir os custos se mudassem para cidades menos tradicionais e ainda ter sucesso, enquanto outras teriam mais dificuldades.
Além dos indicadores das cidades, o modelo de negócio a ser seguido, estratégias de atração e retenção e o conhecimento da empresa são fatores que devem ser considerados na hora de fazer a operação. “Eu acho que não tem nenhum estado que vai dar uma reposta única e pronta para todas as empresas. Qualquer empresa terá que olhar sua estratégia de negócio, de expansão, de mercado consumidor, estrutura logística, a questão dos incentivos fiscais e de recursos humanos”.
O perfil de negócio também pode ajudar. Ele explica que empresas em que a gestão de recursos é mais importante, como negócios ligados à área de tecnologia, pesquisa, ou desenvolvimento de produtos especializados requerem um ambiente em que o mercado de talentos esteja sempre aquecido. No entanto, se a empresa estiver mais ligada à produção automatizada, onde equipamentos se sobrepõem em relação às pessoas, o melhor é avaliar com maior peso as condições de escoamento e logística de distribuição.
Se a prioridade é reduzir custos, os estados da região Nordeste vem despontando com boas opções de mercado, avalia Santana. No balanço global, o Nordeste é o que oferece uma mistura mais interessante dos fatores mais importantes para o investimento: um pool de talentos qualificados (ocupando o terceiro lugar), baixos custos de compensação (primeiro escalão) e infraestrutura aceitável (ocupando o quarto lugar). (Irna Cavalcante)
Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje
Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object
Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo
Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>
Copyright © 1997-2016