reportagem.dom 06/12/2015

Estrangeiros. Fortaleza é a melhor cidade para investir

A pesquisa foi feita neste ano pela consultoria multinacional Towers Watson. O estudo considerou fatores como estrutura de custo, disponibilidade de mão de obra qualificada e infraestrutura das cidades
notícia 6 comentários
{'grupo': '.', 'id_autor': 19052, 'email': 'irnacavalcante@opovo.com.br', 'nome': 'Irna Cavalcante'}
Irna Cavalcante irnacavalcante@opovo.com.br
FCO FONTENELE
Fortaleza: vantagem em termos de custos operacionais e disponibilidade de talentos

Fortaleza, dentre as cidades brasileiras, é a que oferece melhor potencial para atração de novos negócios. A conclusão é de um estudo realizado pela Towers Watson, empresa de consultoria internacional, nas 26 capitais e o Distrito Federal com o objetivo de orientar clientes interessados em iniciar ou ampliar operações no Brasil. A pesquisa foi realizada neste ano e leva em consideração fatores como custo de vida, mão de obra qualificada, quantidade de universidades, remuneração média, despesas com imóveis, infraestrutura e acessibilidade da cidade.

 

A conclusão do estudo é de que, apesar do eixo Rio-São Paulo ainda concentrar a maior parte das multinacionais, outras cidades brasileiras menos exploradas podem oferecer vantagens competitivas interessantes na relação custo-benefício.

“Existe uma tendência de sempre dar preferência para São Paulo e Rio e este estudo mostrou que não necessariamente estas cidades foram as melhores em todos os itens. Quando se fala em custos, por exemplo, pontuam muito mal. Mas quando o tema é disponibilidade e qualidade de talentos, São Paulo é o número um. Já outras cidades, como as do Nordeste, vem apresentando um grande potencial para atração de empresas”, afirmou o diretor da Towers Watson, Marco Santana.

 

Fazendo uma média entre os itens disponibilidade de talentos, estrutura de custo e infraestrutura de localização, por exemplo, Fortaleza lidera o ranking. “Fortaleza, para uma empresa que quer se estabelecer, é uma cidade que vai oferecer um nível de profissionais muito bom, uma estrutura de custos razoável, e uma infraestrutura que não vai ser tão forte como Rio e São Paulo, mas que traz balanço muito forte entre os itens, criando um ambiente muito bom para novos negócios”.

 

Para fazer a pesquisa, a consultoria não avaliou diretamente a política de incentivos fiscais ofertada pelos estados, mas fez uma apuração sobre outros custos operacionais que devem ser considerados na hora de fazer a instalação como, por exemplo, despesas com imóveis, moradia, remuneração e custo de vida nas cidades. E é aí que a capital cearense sai na vantagem. Fortaleza é a segunda cidade mais bem colocada quando o assunto é o menor custo operacional, perdendo apenas para Teresina, mas empatada com outras cidades do Nordeste como Maceió, Natal e João Pessoa.

 

No quesito recursos humanos, que reflete disponibilidade e qualidade de talentos, sustentabilidade da força de trabalho, quantidade de universidades e profissionais treinados, Fortaleza pontua no quinto lugar do ranking. Atrás de São Paulo, Belo

Horizonte, Rio de Janeiro e Salvador.

 

Já onde a cidade mais deixa a desejar é em relação à infraestrutura, na qual aparece em nono lugar na pesquisa. São levados em consideração na pesquisa: a acessibilidade (voos e qualidade das estradas), macro ambiente, dados demográficos básicos e qualidade de vida (segurança e saúde da população). “Neste item, Fortaleza não ranqueou tão bem, mas ainda assim tem uma média maior do que muitas cidades brasileiras”, afirmou Santana.

Saiba mais

Enquanto a pesquisa da Towers Watson mostra que Fortaleza é a melhor cidade do Brasil para empresas estrangeiras, estudo da Endeavor diz que a capital cearense é a terceira pior do País para o empreender. A Endeavor analisou 32 cidades em sete critérios: ambiente regulatório, infraestrutura, mercado, acesso à Capital, inovação, capital humano e cultura empreendedora. O estudo aponta a burocracia como um dos maiores entraves.

Veja também

espaço do leitor
Hélio Rôla 06/01/2016 10:29
Com a chamada "Hub da TAM" vem essa propaganda enganosa pra inglês ver, como dizem...Nem um aeroporto localizado no centro de Fortaleza é vantagem. Ao contrário, é um estorvo ao viver urbano...Todos falam em nome da TIRANIA EMPRESARIAL...VADE JETRO
Hélio Rôla 06/01/2016 10:29
Com a chamada "Hub da TAM" vem essa propaganda enganosa pra inglês ver, como dizem...Nem um aeroporto localizado no centro de Fortaleza é vantagem. Ao contrário, é um estorvo ao viver urbano...Todos falam em nome da TIRANIA EMPRESARIAL...VADE JETRO
elizeu silva 06/12/2015 12:10
Coisa pra gringo ver! Os nascidos no brasilzim tão ó...f------!
Edvaldo Gomes 06/12/2015 10:47
Ontem saiu uma reportagem dizendo que Fortaleza estava entre as piores cidades do Brasil pra se investir.....hoje aparece outra dizendo que está entre as melhores....dá pra acreditar nessas pesquisas!
Helen Arruda 06/12/2015 08:42
Contradicao ein?!
Ver mais comentários
6
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: HTTP Error 404: Not Found