[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Dois dedos de prosa com Leonardo Mouramateus | DOM. | O POVO Online
Farol.dom 26/07/2015

Dois dedos de prosa com Leonardo Mouramateus

notícia 0 comentários
CHICO ALENCAR/ESPECIAL PARA O POVO


Leonardo Mouramateus. A bem-sucedida carreira do cineasta cearense Leonardo Mouramateus, 24 anos, está prestes a ganhar nova dimensão. Depois de ter filmes premiados em importantes festivais nacionais e internacionais, sua mais nova produção, o belo História de uma pena, terá estreia mundial na 68ª edição do Festival de Cinema de Locarno, na Suíça, onde participa da mostra competitiva Leopardos do Amanhã. Mestrando em Arte Multimedia na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, Leonardo aproveitou rápida passagem por Fortaleza para ter Dois dedos de prosa com o O POVO.dom


O POVO – Qual o cinema que te interessa?

Leonardo Mouramateus – O cinema que me interessa? Não sei. Hoje o que me interessa é o cinema que esteja meio implicado nas coisas, nas pessoas, sabe? O cinema que meio que pede para existir. Sei lá, uma pessoa que seja tão incrível que eu queira fazer um filme a partir desta pessoa ou uma paisagem... Não sei. É mais ou menos a partir disso.

OP – Por que você faz cinema?

Leonardo – Porque eu não sei fazer outra coisa (risos). Não, eu sei fazer outras coisas. E essa resposta é besta. Porque... Justamente por causa disso. O que me interessa hoje é que o cinema consegue me dar suporte para eu construir essa minha relação com as pessoas, com os atores, com a equipe, nesses lugares. Construir um tipo de relacionamento que se exploda, para além do filme. Se eu encontrar um outro lugar onde possa me sentir livre para isso, talvez eu vá para esse lugar. Cinema não é nenhuma grande religião, é só uma seita para mim. É um ritual.

OP – Como você recebeu a informação de ter sido selecionado para o Festival de Locarno?

Leonardo – Eu fiquei bastante feliz, porque é um festival que tem uma visibilidade muito grande. Então, eu acho que esse trabalho que já vem sendo desenvolvido faz um tempo acaba que encontrou um lugar onde vai ter algum foco...

É um trabalho que é tão pequeno que às vezes parecia que não pudesse fugir dessas paredes, dessa bolha, que é fazer arte nessa cidade. Chegar em um lugar e mostrar que isso não é só algo que reverbera aqui dentro, mas que chega em outros lugares. Acho que isso é bem importante para nós que estamos envolvidos num filme como esse.

 

OP – História de uma pena trata do que?

Leonardo – O filme é sobre algumas horas, de alguns garotos, que estão em uma aula de poesia e o professor tenta dar a aula, os alunos não querem ter a aula. O filme sai dali um pouco, volta para lá. É só sobre isso.

OP – Você esperava ser selecionado para Locarno?

Leonardo – Sempre é uma surpresa. Principalmente porque o filme foi produzido pela mesma galera - que sou eu, a Clara (Bastos), o Samuca (Samuel Brasileiro) - dos meus outros filmes. Então, ser selecionado para Locarno não é um trâmite como acontece com filmes de produtoras grandes, em que há toda uma estratégia de sedução até que o filme chegue lá, esteja lá.

OP – O cinema de Leonardo Mouramateus fala de quê?

Leonardo – Fala de amigos, dos meus amigos. São documentários. Fala sobre amor e festa, fala sobre memória, um pouco. Mas eu acho que todo filme meio que fala sobre isso, não é? (risos) Então, não é muito diferente.

OP – Você já queimou o filme alguma vez?

Leonardo – (pausa) Não, eu nunca trabalhei com película. Só uma vez, com super-8 (risos).

 

Vídeo

Assista ao vídeo com a entrevista e trechos do filme História de uma pena em www.opovo.com.br/videos

 

Émerson Maranhão

emerson@opovo.com.br

 

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>