[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] A polêmica do vestido: que cor você vê? | DOM. | O POVO Online
NO VASTO MUNDO VIRTUAL 01/03/2015

A polêmica do vestido: que cor você vê?

A polêmica da vez na internet é a cor de um vestido postado no tumblr. O que você vê?
notícia 0 comentários
REPRODUÇÃO/INTERNET
O branco e dourado salta aos olhos. Mas o vestido é azul e preto
Compartilhar

Chegamos ao tempo em que um vestido para a Internet - não o trânsito ou a festa, mas a Internet. E o bafafá virtual se deu menos pelo corpo que o vestia, ou por um decote ousado, ou ainda pela beleza em si. Um vestido parou a Internet, na noite da última quinta-feira (26), pelo simples fato de ser azul e preto. Ou seria branco e dourado?

 

Eis a questão que gerou debate, polêmica e curiosidade na web, ficando entre os assuntos mais comentados no Twitter – no Brasil e no mundo. Pois este vestido desbancou aquele que Monica Lewinsky, estagiária da Casa Blanca nos anos 90, usou no escândalo sexual que envolveu o ex-presidente norte-americano Bill Clinton.


O caso deste vestido foi (simplesmente) o seguinte: uma internauta postou, no Tumblr (em síntese, uma espécie de microblog), duas fotos de um vestido (para ver: http://swiked.tumblr.com), perguntando que cor ele teria. É que elas e as amigas não chegavam a um acordo se o vestido era branco e dourado, ou azul e preto. Foi o suficiente para dividir o mundo virtual em duas hashtags: #PretoEAzul versus #BrancoEDourado.


Lady Gaga, Taylor Swift, Justin Bieber e Kin Kardashian, entre outras celebridades, tuitaram opiniões. Miley Cyrus escreveu, no Instagram, que não conseguiria dormir sem a resposta para a pergunta: “Qual a cor deste vestido?”. E até uma pesquisa surgiu da noite para o dia: 72% das pessoas acreditam que o vestido é branco e dourado.

 

Pelo viés científico

De acordo com a revista eletrônica Wired, a cor do vestido, na verdade científica, está ligada “à maneira como o cérebro interpreta a luz que chega pela nossa retina para transformá-la em imagem”. Um neurocientista, entrevistado pela Wired, explicou que a raça humana evoluiu para enxergar à luz do dia, mas tal luz é variável. A cor que vemos seria nossa interpretação das luzes do mundo, identificou outro especialista em percepção visual, publicações afora.

 

A alteração de luminosidade faz com que as cores pareçam distintas. A tentativa que o cérebro faz para compensar a variação cromática seria responsável pelos diferentes modos de ver o mesmo vestido. Da ciência para a filosofia: cada um interpreta à sua maneira.


Em um experimento utilizando um software de edição de imagens, a editora de fotografia do Serviço Mundial da BBC, Emma Lynch, revelou a cor real do vestido. Aumentando a saturação, ou seja, tornando as cores existentes mais fortes (sem acrescentar novas cores), o vestido aparece azul para todas as alterações.


Fim do mistério: o vestido é mesmo azul e preto. Bom, depois desta revelação, surgiu o fio da meada nas redes sociais: o vestido é da grife Roman Originals e custa 50 libras (o equivalente a cerca de R$ 220). Ele foi escolhido pela mãe de uma noiva para usar no casamento da filha.


Só isso. Décadas atrás, quando não havia Tumblr e afins, o poeta mineiro Carlos Drummond de Andrade atiçou mais a imaginação dos leitores com o célebre poema “Caso do Vestido”:


“Nossa mãe, o que é aquele

vestido, naquele prego?

Minhas filhas, é o vestido

de uma dona que passou.

(...)


Nossa mãe, esse vestido

tanta renda, esse segredo!

Minhas filhas, escutai

palavras de minha boca.

Era uma dona de longe,

vosso pai enamorou-se.

E ficou tão transtornado,

se perdeu tanto de nós (...)”.

(com agências)

Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>