NOVO ENSINO MÉDIO 23/09/2016

Especialistas fazem ressalvas à reforma do ensino médio

notícia 6 comentários

Diante das mudanças anunciadas pelo Ministério da Educação (MEC), que podem começar a ser implementadas já em 2017, especialistas em educação ouvidos pelo O POVO apresentam ressalvas em relação ao projeto de novo ensino médio. Entre as críticas principais, eles apontam a falta de ampla discussão com educadores e a possibilidade de que o investimento de R$ 1,5 bilhão seja insuficiente para o que se pretende executar.

 

A professora do Núcleo de Avaliação Educacional da Faculdade de Educação (Faced) da Universidade Federal do Ceará (UFC) Adriana Eufrásio Braga acredita que a Medida Provisória (MP) é uma mudança muito brusca para ser implementada em tão pouco tempo e salienta a carência de uma “ampla discussão com os educadores do ensino médio”.


Sobre a flexibilização do currículo e a ênfase no ensino técnico, a professora cita a lei 5.692, de 19,71 que regia a educação à época. “Vejo um certo retrocesso. Essa lei enalteceu a formação (técnica). É outro cenário, mas é a mesma essência, e essa lei fracassou”, relembra.


Para a professora, os itinerários educativos de livre escolha podem, em vez de priorizar a vocação individual, esbarrar na estrutura de cada escola. “Passa de uma possibilidade ampla a ficar condicionada ao que for oferecido pela escola”.


Enéas Arrais Neto, professor da Faced, defende que a expansão da carga horária de 800 horas/aula para 1.400 h/a pode tornar o ensino menos atrativo, se ocorrer de forma errada. “O tempo integral tem que promover arte, música, esporte. Os estudantes estão na adolescência, suas visões de mundo são outras”, argumentou.


Nesse contexto, o simples aumento da carga horária para obtenção de resultados na avaliação da etapa “aumenta a prensa no sistema educativo. Arrisca termos escolas com altos índices de suicídio”, alerta.


Mesmo antes do pronunciamento do Governo Federal, na tarde de ontem, notícias sobre a reforma já circulavam pelo País. De todas, a que mais gerou polêmica foi a possibilidade de disciplinas como Sociologia, Filosofia e Educação Física serem retiradas do currículo escolar obrigatório.


O MEC, por meio de assessoria, informou por telefone que a informação é equivocada, uma vez que ainda está em discussão a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que será analisada e formulada com participação dos Estados. Na ocasião da divulgação do novo ensino médio, o ministro da Educação Mendonça Filho disse que o assunto deve ser tratado a partir de outubro com o Conselho Nacional de Secretários da Educação (Consed). (Domitila Andrade e Luana Severo)


espaço do leitor
Pietro Cans 24/09/2016 09:55
Paulo freire, onde o "método Paulo freire" foi implantado, testado e aprovado?
aldinho 23/09/2016 13:01
Uma escola integral vê o lado do ensino técnico. O lado humanístico e crítico das disciplinas são substituidas pela visão ténica-científica. Tal proposta não pode ser aprovada destes termos. Faz-se necessária uma ampla discussão que já tinha começado nos encontros do PNE nos últimos anos. Com a chegada de Temer, o conselho que se reunia foi desfeita, perdendo-se a essência dessa proposta.
aldinho 23/09/2016 12:59
Pedro Albuqurque as comparações feitas em relação a Darcy Ribeiro, Anísio Teixeira e de Paulo Freire são totalmente absurdas. Cada autor defende uma concepção educacional de acordo com sua época. Anísio Teixeira defendia a corrente escola nova e que não vigou por suas falhas. Paulo Freire criticava a educação bancária, e seus textos foram traduzidos para diversas linguas. Agora, caso vc defenda um ensino totalmente técnico me desculpe mas você não conhece a realidade desse modelo de educação.
Pedro Albuquerque 23/09/2016 11:27
Os "especialistas" diziam o mesmo qdo Darcy Ribeiro, no gov Brizola, implantou os CIEPS. Diziam o mesmo de Paulo Freire, de Anísio Teixeira e chamavam Lauro de Oliveira Lima de louco. Toda mudança na educacão encontra resistência conservadora. Tudo isso já foi discutido. É preciso ter coragem para mudar.
Pietro Cans 23/09/2016 10:37
E esperar que a turmade sempre, do contra aceite calada, era pedir demais.
Ver mais comentários
6
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

Jornal de Hoje | Página Cotidiano