Ao passo que o Ceará apresentou crescimento significativo para o ensino fundamental (1º ao 9º ano), os dados do Ideb mostram uma outra realidade para o ensino médio. A nota obtida pelo Estado foi de 3,3 para 3,7 entre 2005 e 2015. O valor apresentado ontem está meio ponto abaixo da meta estipulada para o ano passado, que era 4,2.
As notas menores e abaixo da meta não são exclusividade local. Apenas dois estados (Pernambuco e Amazonas) chegaram aos índices pretendidos. Para o Brasil, a expectativa era chegar em 2015 com nota 4,3. Porém, os 3,7 obtidos ficaram abaixo do esperado.
Mesmo com avanço mais lento nesse setor em todo o País, o desempenho do Ceará, quando comparado com outras unidades federativas, não tem o mesmo sucesso observado no ensino fundamental.
Com nota pouco acima da média nacional, o Ceará tem apenas o 11º maior Ideb do País no ensino médio, diferente das primeiras etapas da educação básica, onde o Ceará está entre os seis estados com maiores notas.
Tirar o Ceará do avanço desacelerado do ensino médio é trabalhado, para o secretário estadual da Educação, Idilvan Alencar, em duas frentes. O fortalecimento da rede que trabalha a alfabetização — e que já vem apresentando índices significativos no Ideb — deve refletir futuramente no ensino médio. “Outro ponto é que entendemos que quanto mais tempo o aluno passa na escola, mais ele aprende. Hoje, temos 20% da rede estadual com ensino integral”, afirma. (Domitila Andrade e João Marcelo Sena)
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