Gentilezas 09/09/2016

Projeto Mini Gentilezas reúne produtos de higiene pessoal para doação

O projeto Mini Gentilezas busca ajudar pessoas em situação de rua. A ação recebe produtos de higiene pessoal para doação
notícia 0 comentários
DictSql({'grupo': 'ESPECIAL PARA O POVO', 'id_autor': 19067, 'email': 'caio.faheina@opovo.com.br', 'nome': 'Caio Faheina'})
Caio Faheina caio.faheina@opovo.com.br
AURÉLIO ALVES/ESPECIAL PARA O POVO
O projeto recebe, preferencialmente, miniaturas de produtos de higiene para realizar a doação

Foi na Internet que, “acidentalmente”, Carlota Dantas, 37, viu a possibilidade de tornar um sonho possível. “Sempre tive vontade de desenvolver trabalho com gente que tem as ruas e as praças como casa. Isso me incomoda muito”, conta. No Facebook, o projeto Mini Gentilezas atraiu os olhos da servidora pública. O programa busca doações de material de higiene pessoal que será organizado e levado a pessoas em situação de rua. A ação chegou a Fortaleza no último mês graças ao interesse de Carlota.

 

O Mini Gentilezas teve início em maio deste ano, no Rio de Janeiro. Na capital cearense, são três pontos de coleta espalhados, que podem receber doações de xampus, cremes dentais, sabonetes, absorventes, desodorantes e outros produtos de higiene pessoal. Carlota, que é “voluntária-central” na Cidade, recolherá, periodicamente, as doações deixadas nos pontos para fazer uma triagem. “A gente tem de olhar validade dos produtos antes de doarmos”, cita. As doações para os moradores de rua ocorrerão uma vez por mês.


A regra do Mini Gentilezas diz que os produtos doados devem ser direcionados a instituições que já ajudam pessoas em situação de rua nas cidades. Na Capital, o Grupo Amor foi o beneficiado. Desde 2014, a organização trabalha com doações de quentinhas e água. Agora, também poderá oferecer os produtos de higiene para os moradores de rua.


“(A funcionalidade do projeto) depende muito do próximo, das pessoas, e não somente de instituições. Depende de as pessoas virem pra gente com vontade de trabalhar”, define Karina Rocha, que coordena o projeto no Rio de Janeiro. Segundo ela, é comum as pessoas receberem kits de higiene pessoal em hotéis e aviões e não utilizarem. “Às vezes, até usam, mas, pouco. O que custa para a pessoa guardar para dar às pessoas que necessitam?”, propõe.


De acordo com Karina, o ideal é que os itens doados tenham tamanhos pequenos ou regulares, porque as pessoas que moram nas ruas muitas vezes não têm como carregar itens grandes. “Porém, caso sejam doados produtos maiores, o voluntário-central pode ficar responsável por dividir. Assim, mais pessoas são beneficiadas”, cita Karina. Cerca de 54 pontos de coletas, em 13 cidades do País, beneficiam 16 instituições de atenção a pessoas em situação de rua.


Carlota ainda não recolheu os produtos nos pontos de coleta estabelecidos em Fortaleza porque espera mais doações, mas pretende fazê-lo logo. “Me sinto ansiosíssima para distribuir”, aguarda.

 

Serviço

 

Pontos para coleta de doações em Fortaleza

Loja Quórun - Shopping Aldeota (Avenida Dom Luís, 500, Aldeota)

Horário: de segunda a sábado, das 10h às 22 horas; domingo, das 14h às 20 horas. 

 

Cora - Alimentação Sustentável (Rua Padre Luiz Figueira, 252, Aldeota)

Horário: de terça a domingo, das 18h às 23 horas.

 

Loja Quórun - Shopping RioMar (Rua Desembargador Lauro Nogueira, 1500, Papicu)

Horário: de segunda a sábado, das 10h às 22 horas; domingo, das 14h à 20 horas.
 

Saiba mais

 

Os voluntários-centrais são as pessoas responsáveis pela logística de coleta e entrega dos materiais. Além de Fortaleza, os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, além do Distrito Federal, desenvolvem o Mini Gentilezas. O projeto faz parte da Organização Não Governamental (ONG) Argilando.

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: [Errno 13] Permission denied: u'/home/presslab/public_html/ns142/arquivos/imgs/capas/2019-01-17_capa_populares_prez-61-77.jpg_tmp'

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Mais comentadas

anterior

próxima

Jornal de Hoje | Página Cotidiano