Tempo das delicadezas 05/08/2016

Médica lança livro com histórias de pacientes contadas como cordel

notícia 4 comentários
AURÉLIO ALVES/ESPECIAL PARA O POVO
Paola Tôrres lança livro na noite de hoje no Theatro José de Alencar

Certa vez, uma mulher foi ao consultório da médica Paola Tôrres, 49, em Fortaleza, e mostrou a ela uma grande bolha que havia crescido em sua perna. Para curá-la, havia uma pomada que custava cerca de R$ 35. Mas a mulher, que sustentava a família com meio salário mínimo, não tinha condições de comprar o medicamento. Paola, então, ensinou-a a esterilizar uma tesoura de ponta fina para que, em casa, com cuidado, ela mesma cortasse a protuberância e, com babosa, protegesse o local. Deu certo. E, se não tivesse dado, ainda assim, haveriam outras alternativas à pomada de R$ 35.

 

Medicina, para a onco-hematologista pernambucana e professora da Universidade Federal do Ceará (UFC), é isso: entender a forma como o outro compreende a si e a sua doença para ajudá-lo da melhor forma. Com essa ideia norteando a carreira de 27 anos, Paola lança hoje à noite, no Theatro José de Alencar, publicação intitulada Andei por aí: narrativas de uma médica em busca da medicina. O livro conta, em cordéis escritos pela própria médica, 13 histórias que ela acompanhou de pacientes diagnosticados com linfoma.


“As pessoas pensam que humanização é uma coisa que se pode ensinar sem ter contato com outras pessoas. Não. Você humaniza com humano”, diz a médica, que também canta e toca violão. Na viagem de três mil quilômetros que fez pelo Ceará em 2015, passou por Fortaleza, Quixadá, Quixeramobim, Senador Pompeu, Quixelô, Iguatu, Várzea Alegre, Saboeiro e Tauá. Fez questão de, junto a um grupo de universitários que orienta, conhecer o cotidiano e a realidade dos pacientes que atende no Centro Integrado de Oncologia (Crio), na Capital.


“As narrativas de vida foram muito ricas, mas mais rico ainda foi o encontro”, define. Inclusive, encontro, para ela, é o real significado da medicina. “O poder não no distanciamento. Quem te ajuda é quem está próximo de você”, ensina.


Medicina integrativa

Toda a abordagem médica de Paola é fundamentada na medicina integrativa. Segundo ela, a praxis “não entra como alternativa para o tratamento do câncer, mas, sim, como suporte”. E esse suporte pode vir de várias formas: sugestão de chá, indicação de meditação, ioga, mexidinha na tabela da quimioterapia pra encaixar aquele compromisso especial... O que for necessário para garantir que o paciente se sinta bem.

 

Na UFC, o Núcleo de Medicina Integrativa (Numi) foi inaugurado em janeiro deste ano e tem Paola Tôrres como coordenadora. Ela confia que, tendo bons exemplos na academia, os futuros médicos serão mais humanos. “Se você não tiver um olhar de cuidado, de proximidade com o outro, não pode oferecer a ele cura”, conclui. (Luana Severo) 

 

Serviço

 

Lançamento do livro Andei por aí

Quando: Hoje

Onde: Theatro José de Alencar
Hora: 18h30min

Entrada franca.

espaço do leitor
Waldemar Filho 05/08/2016 21:43
Boa noite! Por gentileza, gostaria de saber o nome(s) completo da autora ou autor dessa noticia.
Waldemar Filho 05/08/2016 21:43
Boa noite! Por gentileza, gostaria de saber o nome(s) completo da autora ou autor dessa noticia.
Ricardo Mattos 05/08/2016 15:05
"(Para a médica) Medicina é isso: entender a forma como o outro compreende a si e a sua doença para ajudá-lo da melhor forma." e enquanto isso temos um Cidadão Médico caçoando da maneira com q os pacientes falam o nome da doença... Palmas pra Dra. Paola!
Ricardo Mattos 05/08/2016 15:05
"(Para a médica) Medicina é isso: entender a forma como o outro compreende a si e a sua doença para ajudá-lo da melhor forma." e enquanto isso temos um Cidadão Médico caçoando da maneira com q os pacientes falam o nome da doença... Palmas pra Dra. Paola!
4
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

Jornal de Hoje | Página Cotidiano