Planalto Pici 19/03/2016

Museu da Boneca de Pano é reinaugurado

notícia 0 comentários
TATIANA FORTES
Entrada no Museu da Boneca de Pano é gratuita

As fitas coloridas penduradas na porta de entrada do Museu da Boneca de Pano, no Planalto Pici, entregam, sem demora, o conteúdo das salas da coleção. As paredes e o teto ganharam chitas de todas as estampas, mas a mudança foi além da decoração: parte do chão recebeu piso tátil e rampas de acesso. Próximo às bonecas, placas em braile descrevem as cenas — também é permitido tocar em alguns dos brinquedos. O Museu da Boneca de Pano reabriu, ontem, após ser contemplado pelo Edital Caixa de Apoio ao Patrimônio Cultural Brasileiro.

 

A coleção conta com 300 bonecas de pano, vindas de vários estados do Brasil e de alguns lugares do mundo, como Peru, Noruega e Dinamarca. E o melhor: meninos e meninas têm a possibilidade de preservar a memória do brinquedo e a entrada é gratuita. Uma intérprete da Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) também pode acompanhar a visita.


O museu é casa da funcionária pública Liduína Rodrigues, 53, que teve a ideia de montar um museu em 2011, após perceber que a coleção de bonecas de pano já se espalhava por toda a casa. Ela, o marido, Airton Nascimento, o Tiuê, e os dois filhos foram perdendo espaço na casa para os brinquedos e precisaram construir um segundo piso. Agora, residem em cima do Museu. A família costuma realizar oficinas de criação de bonecas de pano e cursos de percussão para crianças e adolescentes do bairro.


No espaço, crianças com deficiência também estão representadas: uma coleção, confeccionada na oficina, traz dez bonecos alguma deficiência motora.

 

Serviço

 

Museu da Boneca de Pano

Onde: rua Deputado Joel Marques, 110, Planalto Pici

Aberta ao público

Informações: 98631 3064 / 99839 8779 / 99222 2586

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

Jornal de Hoje | Página Cotidiano