Janeiro 05/02/2016

Número de homicídios tem queda de 50% em Fortaleza em janeiro

Ocorrências passaram de 192 assassinatos em janeiro de 2015 para 96 no mês passado. No Ceará, redução foi de 25,3%
notícia 8 comentários
DictSql({'grupo': 'Especial para O POVO', 'id_autor': 16431, 'email': 'thiagopaiva@opovo.com.br', 'nome': 'Thiago Paiva '})
Thiago Paiva thiagopaiva@opovo.com.br

Em janeiro, Fortaleza registrou 96 homicídios. Foi o menor número de mortes desde 2013, quando os dados passaram a ser divulgadas nos padrões do programa Em Defesa da Vida. Em relação a janeiro de 2015, que teve 192 casos, a queda foi de 50%. A média diária também caiu, passando de 14 para 10 casos. Neste período, informações sobre alianças entre facções rivais se espraiaram pela Capital. O Governo nega que isso tenha contribuído para a redução.

No Ceará, houve queda de 25,3% nos homicídios em janeiro, passando de 431 para 322. Nas demais regiões houve redução, exceto no Interior Sul, que manteve o mesmo número. Os dados foram divulgados pelo governador Camilo Santana (PT), ontem, na Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Na ocasião, Camilo classificou a redução como “algo natural”, já que janeiro de 2015 foi o mês mais violento daquele ano. O resultado “é fruto do empenho de todos os órgãos de Segurança Pública, em parceria com outras instituições”. Em 2015, janeiro foi o mês com maior número de homicídios. Entretanto, a maior redução na Capital em 2015 foi de 36,1%, em março.

Facções e indignação

Se, no segundo semestre de 2015, a média mensal de redução na Capital foi de 16 homicídios, em janeiro, foram 96 a menos. Apesar dos relatos de trégua de facções em pelo menos 17 bairros, Camilo sustenta que são “boatos” e “especulações irresponsáveis”. E reagiu com indignação sobre tais alianças terem contribuído para a redução nos assassinatos. “Lembrem-se daquela tentativa de criar um terror, no ano passado, inclusive recomendando que se chamasse a Força Nacional. Isso é uma forma de desmoralizar a Segurança Pública”, reclamou.

“Quer dizer que não significa nada os mais de 1.500 homens que colocamos na corporação? Fazer a Lei de Promoções, que foi a maior da história desse País?”, indagou. Camilo não informou se a SSPDS investiga essas alianças. O titular da SSPDS, Delci Teixeira, não deu entrevistas ontem.

Saiba mais

O programa Em Defesa da Vida padronizou os números de assassinatos na forma dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs), que incluem: homicídios, lesões corporais seguidas de morte e latrocínios.

Sobre a Chacina da Grande Messejana, Camilo voltou a afirmar que já poderia ter anunciado alguns resultados, mas só irá divulga-los quando a investigação for encerrada. Sem dar prazos, destacou que policiais federais de outros estados participam da apuração.

espaço do leitor
João Gilberto 05/02/2016 13:02
Sr Governador, aprenda a governar com Sr Cid, e vá aprender a governar, e não como seu pai que já está ultrapassado, o Senhor não vai conseguir eleger o prefeito menos ainda sua reeleição, péssimo governo, aproveitando a carona do governo federal pra não fazer nada.
Marcelo 05/02/2016 10:11
O homicídio em Fortaleza, 50% caiu no chão, os outros 50% morreram em pé. Enganem a outro.
Samuel Parente 05/02/2016 09:50
O governo do estado não consegue nem apresentar os assassinos de 11 jovens na chacina da grande Messejana!!!!!!! Incompetência ou conveniência!!!!!!
Samuel Parente 05/02/2016 09:50
O governo do estado não consegue nem apresentar os assassinos de 11 jovens na chacina da grande Messejana!!!!!!! Incompetência ou conveniência!!!!!!
Samuel Parente 05/02/2016 09:50
O governo do estado não consegue nem apresentar os assassinos de 11 jovens na chacina da grande Messejana!!!!!!! Incompetência ou conveniência!!!!!!
Ver mais comentários
8
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

Jornal de Hoje | Página Cotidiano