[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Foco da Educação deve estar nas necessidades do estudante | O POVO
ANÁLISE 26/10/2015

Foco da Educação deve estar nas necessidades do estudante

notícia 0 comentários
Compartilhar

“Acho que saber o que fazer e estabelecer relações com toda a informação que eles recebem, saber respeitar e conviver com as limitações, as ideias e as escolhas do outro, autogerir-se e ter a maturidade para criar caminhos e soluções mais sustentáveis para todos são valores de uma educação de que precisamos cultivar hoje em dia”. A análise é da diretora das escolas Canarinho e Sapiens, Emília Luna. A escola segue a linha construtivista sócio-interacionista.

 

Há algum tempo, a proposta construtivista chegou a ser rejeitada por alguns pais porque “a consideravam muito sonhadora, nova demais para a realidade que a escola tradicional já tinha legitimado como a mais correta, em tempos de vestibulares e outros concursos”, segundo a diretora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC), Isabel Filgueiras. “Hoje, sabe-se que a Educação tem que estar focada nas necessidades do estudante e não do professor, que não deve ir para a sala de aula apenas passar conteúdo”.


Isabel destaca que os pais ainda têm muito medo de tentar o que é novo. Preferem continuar naquele ensino que já sabem no que vai dar. “Não estou dizendo que focar no vestibular é errado. Mas é preciso dar outras opções aos estudantes, que outros potenciais possam ser igualmente valorizados na escola. E eu entendo o medo do novo. Eu, que sou da área de Pedagogia, me sinto insegura, muitas vezes, quanto mais um pai e uma mãe que não são da área”, conforta a professora.

Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

Jornal de Hoje | Página Cotidiano