[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Centro de cuidados a pessoas com deficiência é inaugurado no Papicu | O POVO
Papicu 08/05/2015

Centro de cuidados a pessoas com deficiência é inaugurado no Papicu

notícia 0 comentários
{'grupo': 'ESPECIAL PARA O POVO', 'id_autor': 19009, 'email': 'leridafreire@opovo.com.br', 'nome': 'L\xe9rida Freire'}
Lérida Freire leridafreire@opovo.com.br
MAURI MELO
Unidade atenderá jovens e adultos, entre 18 e 59 anos
Compartilhar

Um local de apoio para pessoas com deficiência e também para os familiares, que muitas vezes não têm condições de oferecer o cuidado adequado. Assim, o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (Pros) definiu o Centro-Dia de Referência para Pessoas com Deficiência, inaugurado ontem, pela Secretaria de Trabalho, Desenvolvimento Social e Combate à Fome (Setra). O equipamento, no Papicu, tem o objetivo de oferecer cuidados a jovens e adultos, entre 18 e 59 anos, com deficiência e em situação de dependência.

 

De acordo com a coordenadora do Centro, Nanci Gomes, o local atende pessoas com múltiplas deficiências, desde a física à intelectual. Serão oferecidos cuidados diversos, além de alimentação e atividades artísticas e culturais. O intuito é promover a convivência comunitária, ampliar as relações sociais e evitar o isolamento. Para Cláudio Ricardo, titular da Setra, o Centro será importante para que os atendidos se sintam inclusos socialmente e tenham atividades voltadas para a limitação de cada um.


“Atividades que melhoram o vínculo comunitário e o dia a dia serão praticadas no Centro. A equipe que vai atender as pessoas com deficiência e seus familiares é qualificada e está preparada para dar a assistência necessária”, conclui Ricardo.


Para ser atendido pelo Centro-Dia de Referência é necessário um encaminhamento dos Centro de Referência da Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especializado da Assistência Social (Creas).

O Centro

O local que sedia o equipamento existe há mais de 40 anos. Lá, funciona também o Recanto Psicossocial, que já atendia pessoas com deficiência. O Centro-Dia de Referência é uma parceria da Prefeitura com o Recanto. O local tem estrutura com acessibilidade e conta com vários profissionais. Dentre eles, cuidadores, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais e psicólogos.

 

Camila Moreira, 20, tem esclerose tuberosa e autismo. Ela é atendida pelo Centro há 10 anos. Solange Moreira, mãe dela, conta que o cuidado e a dedicação dos profissionais que trabalham no local é o que mais chama a atenção. “Até para as mães eles (profissionais) desenvolveram atividades. Nós fazemos artesanatos e ajudamos o Centro com a venda dos produtos. Fico muito feliz com a ajuda que eles me dão em relação à deficiência da minha filha e com o carinho deles pelas famílias”, explica emocionada.

 

Serviço

Centro-Dia de Referência para Pessoas com Deficiência

Atendimento: De segunda a sexta-feira, das 7h às 17 horas.

Onde: Rua Ari Barroso, 55,

Papicu (próximo ao Hospital Geral de Fortaleza)

Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

Jornal de Hoje | Página Cotidiano