[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Água restante em Crateús deve só durar até 10 de fevereiro | O POVO
Seca 20/01/2015

Água restante em Crateús deve só durar até 10 de fevereiro

Contando com os últimos recursos do açude Barragem do Batalhão, Crateús projeta esperanças na chuva e em uma adutora que já deveria estar pronta. Prognóstico da Funceme sobre quadra chuvosa será divulgado hoje
notícia 0 comentários
{'grupo': 'ESPECIAL PARA O POVO', 'id_autor': 18761, 'email': 'cotidiano@opovo.com.br', 'nome': 'Tha\xeds Brito'}
Thaís Brito cotidiano@opovo.com.br
EDIMAR SOARES
O açude Carnaubal, com 0,3% da capacidade, começou a receber, desde ontem, escavações de oito a dez pequenos poços em seu leito
Compartilhar


O racionamento de água já divide em duas a sede do município de Crateús, a 354 quilômetros de Fortaleza. Até o sábado passado, cada região recebia água nas torneiras em dias alternados. Agora, é um dia com água, dois sem. A zona rural segue abastecida com carros-pipa que utilizam água da sede. E as perspectivas de melhoria, por enquanto, são mínimas. Num cenário sem chuvas e sem entrega de uma adutora emergencial atrasada, a estimativa de gestores municipais é de colapso hídrico na sede até o dia 10 de fevereiro.


A informação de que a cidade suporta a situação até o dia 10 foi repassada à imprensa ontem por Teobaldo Marques, coordenador da Defesa Civil em Crateús, antes da reunião do Comitê Integrado de Combate à Seca, na Capital. “Se é que a água chega até o dia 10…”, foi o comentário do secretário de Negócios Rurais do município, Lourenço Torres, feito por telefone. A administração corre contra o tempo para aproveitar o volume do restante do açude Barragem do Batalhão, com 5,6% da capacidade.


A cobrança da prefeitura é por celeridade nas obras da adutora emergencial para transferir água do açude Araras, em Varjota. A obra tem custo de R$ 82,1 milhões, com tubulação de 152 quilômetros para abastecer Nova Russas e Crateús. No trecho de Crateús, a intervenção já enfrenta atrasos. Ela deveria estar pronta desde o dia 7 de janeiro, se contados os 180 dias de prazo após a assinatura da ordem de serviço (em 11 de julho).


Segundo Lourenço, as obras pararam enquanto a empresa executora aguardava o repasse de R$ 6 milhões pelo Governo. A Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) gerencia a montagem das adutoras emergenciais e afirma que a obra deve ser finalizada nos próximos 15 dias. O motivo para o atraso foi a demora no recebimento de peças utilizadas na montagem, segundo a assessoria de comunicação.


Caso seja cumprido este novo prazo, o equipamento pode entrar em fase de testes a partir do dia 2 de fevereiro. Até agora, não há previsão de datas para inaugurar os trechos de Nova Russas ou Crateús. Enquanto isso, o açude Araras segue perdendo em volume. Tinha 17,8% da capacidade no início das obras da adutora. Atualmente, está com 8,9% do total. Percentual que só tende a cair quando passar a socorrer também as cidades de Pires Ferreira, Ipu, Ipueiras e Ipaporanga.


Alternativas

Quando a chuva não falta, Crateús conta com três açudes. Na situação de estiagem prolongada, o Barragem do Batalhão tem poucos dias à frente. A esperança é de alguma chuva, pois o reservatório acumula água com mais facilidade, avalia Lourenço Torres. O Realejo (1,6%) fica a 21 quilômetros da sede e ajuda na irrigação com o pouco que sobrou.

 

Já o Carnaubal (0,3%) começou a receber, desde ontem, escavações de oito a dez pequenos poços em seu leito para ajudar no abastecimento da zona urbana, com cerca de 50 mil habitantes. A medida paliativa é executada pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) e pelo Sistema Integrado de Saneamento Rural (Sisar). A prefeitura ainda realiza estudos de poços profundos a serem perfurados e recuperados na zona rural. Por ora, a gestão sinaliza que não custeará despesas para o Carnaval 2015.

 

SITUAÇÃO DOS AÇUDES NO CEARÁ

Volume total: 20,2%

130 açudes com volume inferior a 30%

 

Bacias hidrográficas:

Acaraú - 13,3%

Alto Jaguaribe - 39,6%

Baixo Jaguaribe - 2,2%

Banabuiú - 7,2%

Coreaú - 41,1%

Curu - 2,7%

Litoral - 9,7%

Médio Jaguaribe - 23,1%

Metropolitana - 21,5%

Salgado - 24,7%

Serra da Ibiapaba - 24,1%

Sertões de Crateús - 0,5%

 

Saiba mais


Em julho de 2013, cerca de 150 manifestantes interditaram um trecho da CE-187 pedindo uma adutora ligando o açude Flor do Campo (em Novo Oriente) a Crateús. A transposição foi feita pelo leito do rio Poti. O Flor do Campo já chegou a socorrer Tauá, Independência e Quiterianópolis. Agora, tem 0,2% do volume.

 

As chuvas de pré-estação, até agora, tiveram desvios negativos em relação à normal climática para Crateús. Em dezembro, foram 13 milímetros, enquanto janeiro teve 83 milímetros até agora. As normais para estes meses são de 32,8 e 105,8 milímetros, respectivamente.

 

O prognóstico climático da Funceme para a quadra chuvosa de 2015 será divulgado hoje, às 10 horas, no auditório do Palácio da Abolição. A previsão apresenta probabilidades para o período de chuvas no Ceará nos meses de fevereiro a maio.

> TAGS: seca crateús água
Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

Jornal de Hoje | Página Cotidiano