Regional V 07/01/2015

Novas ciclofaixas serão finalizadas até a próxima semana

Com a implantação das faixas nos bairros Granja Portugal e Bom Jardim, Fortaleza terá 38,1 km de ciclofaixas
notícia 5 comentários
{'grupo': 'ESPECIAL PARA O POVO', 'id_autor': 18990, 'email': 'joaopaulodefreitas@opovo.com.br', 'nome': 'Jo\xe3o Paulo Freitas'}
João Paulo Freitas joaopaulodefreitas@opovo.com.br
FOTO: DEIVYSON TEIXEIRA
Ciclofaixa da avenida Oscar Araripe, no Bom Jardim, ainda não foi finalizada, mas já é usada por ciclistas da região
Compartilhar

 

Desde ontem Danilo Silva, 45, segue para o trabalho na ciclofaixa ainda inacabada da avenida Oscar Araripe, no bairro Bom Jardim. O comerciante está esperançoso. Acredita que após a conclusão dos corredores “o bairro vai ter mais valor e ficar mais organizado”. Assim como no Bom Jardim, moradores da Granja Portugal também receberão as faixas para bicicletas. A finalização dos equipamentos nos dois bairros está prevista para o próximo dia 15.


O engenheiro do Programa de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito (Paitt), Gustavo Pinheiro, diz que a partir da segunda quinzena as multas deverão começar a ser aplicadas para os motoristas que desrespeitarem as faixas. “O tráfego deverá melhorar para os trabalhadores da região, além de beneficiar muitos usuários da bicicleta desses bairros”, lembra Pinheiro.


A ciclofaixa no Bom Jardim será unidirecional e terá 8 km de extensão, contemplando a avenida Oscar Araripe e a rua Oscar França, no trecho compreendido entre a avenida Osório de Paiva e a rua A. Já na Granja Portugal, os ciclistas terão cerca de 6 km de faixa entre o Conjunto Ceará e a avenida Augusto dos Anjos.


Gustavo Pinheiro ressalta que estão sendo feitos estudos para definir quais vias de Fortaleza receberão as próximas ciclofaixas, mas lembra que o projeto prevê que todas as regiões da Cidade sejam beneficiadas com as faixas.


Percurso

No trajeto de ida do Conjunto Ceará até a Augusto dos Anjos, a ciclofaixa passa pelas ruas Taquari, Antônio Neri e pela avenida Emilio de Menezes. No sentido contrário, o corredor abrange a avenida Vital Brasil e as ruas Antônio Neri e Taquari. Por causa do novo espaço, foram implantadas algumas mudanças de circulação na área. A ciclofaixa da Granja Portugal será unidirecional nas avenidas Emílio de Menezes e Vital Brasil, mas bidirecional nas ruas Antônio Neri e Taquari.

 

Após a conclusão das ciclofaixas, além dos 75 km de ciclovias municipais, estaduais e federais, Fortaleza terá 38,1 km de ciclofaixas, totalizando 113,1 km de percursos para ciclistas.

 

Serviço

AMC

Sobre multas e infrações, ligue para a Central de Atendimento da AMC: (85) 3025 0081.

 

Saiba mais


Segundo a Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania de Fortaleza (AMC), estacionar na ciclofaixa é considerado uma infração grave, com multa de R$ 127 e perda de cinco pontos na carteira.

 

Já trafegar sobre a faixa é infração gravíssima, com multa no valor de R$ 574 e perda de sete pontos na carteira.

Compartilhar
espaço do leitor
Telma 07/01/2015 10:14
E quando a Prefeitura realizará manutenção das "ciclovias" existentes que estão cheias de crateras,entulhos e lixos?
Joao Silva 07/01/2015 09:54
Ótima ação. Taí, neste ponto, mobilidade, a prefeitura tem dado show!
Claudio 07/01/2015 09:51
o problema é q são colocadas sem sentido algum. elas não dão a lugar algum. tem q ser pensada de maneira q o trabalhador tenha um percurso contínuo até o seu destino e que tenha arborização no trajeto
EJM 07/01/2015 08:43
Espero realmente que tenha fiscalização.
Chico 07/01/2015 07:59
Já sinto a mudança para melhor. Vejo-me sair de casa as 11h30 para ir ao trabalho. Não Chegarei Cansado e nem Suado. Evolução e Prioridades!?
5
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Mais comentadas

anterior

próxima

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: cannot identify image file <cStringIO.StringI object at 0x42ceb58>

Jornal de Hoje | Página Cotidiano