[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Plano de Manejo está em análise na Seuma | O POVO
Dunas do Cocó 26/11/2014

Plano de Manejo está em análise na Seuma

Documento foi elaborado durante um ano e chegou à Seuma neste mês. O plano indicará formas de uso e preservação de 15,2559 hectares de dunas
notícia 1 comentários
{'grupo': '.', 'id_autor': 18890, 'email': 'saraoliveira@opovo.com.br', 'nome': 'Sara Oliveira'}
Sara Oliveira saraoliveira@opovo.com.br
EDIMAR SOARES
A Arie das Dunas do Cocó compreende 15,2559 hectares e é limitada pelos bairros Aldeota, Papicu, Cidade 2000 e Dionísio Torres
Compartilhar

Minimizar impactos ambientais, potencializar a qualidade dos ecossistemas e recuperar áreas degradadas. Estes são os objetivos do Plano de Manejo da Área de Relevante Interesse Ecológico (Arie) das Dunas do Cocó. O documento, elaborado durante um ano, foi finalizado em outubro e está sendo analisado por técnicos da Secretaria Municipal do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) para ser colocado em prática.

 

A expectativa é de que o plano da Arie possa desencadear a delimitação da poligonal do Parque do Cocó e a produção do plano de manejo de toda a Unidade de Conservação (UC).


A Arie compreende 15,2559 hectares e é limitada pelos bairros Aldeota, Papicu, Cidade 2000 e Dionísio Torres. Os principais impactos identificados no estudo foram desmatamento, aterros, impermeabilização do solo, canalização de riacho e bloqueio do fluxo superficial por uma cerca com base de alvenaria.


O coordenador do plano, o professor da Universidade Federal do Ceará (UFC) Jeovah Meireles, explica que o plano define as atividades que podem ser realizadas na Arie, os espaços que precisam ser recuperados e as áreas que devem concentrar visitação ou apenas pesquisa científica. “O plano é base para as ações da Seuma e para criação do conselho gestor, que vai fazer cumprir as sugestões feitas e atualizar o plano quando necessário”, detalha o professor.


Jeovah destaca a importância de inserir a Arie em um mosaico de Unidades de Conservação. “Nós propusemos criar corredores ecológicos associados aos recursos hídricos para que se tenha uma gestão integrada”. O mosaico englobaria seis UCs: Arie das Dunas, Parque e Área de Proteção Ambiental (APA) da Sabiaguaba, APA do rio Pacoti, Parque Ecológico do Cocó, APA do rio Ceará e APA de Maranguape.

 

Saiba mais


A polêmica sobre a regulamentação do Parque do Cocó, que exigirá plano de manejo específico, foi abordada em matéria publicada ontem pelo O POVO.

 

Para dar mais fluidez ao trânsito, a cerca que limita o parque está sendo recuada em até dois metros, na esquina da rua Israel Bezerra com a avenida Engenheiro Santana Júnior, nas proximidades dos viadutos.

 

As dunas do Cocó são classificadas como parabólicas. Sua forma simula a vogal U, geometria que é resultado da presença de água e de uma menor velocidade dos ventos.

 

Esse tipo de duna pode, através da sua forma, indicar previsões climáticas e mudanças do nível do mar.

Compartilhar
espaço do leitor
Jose Expedito Madeira Madeira 26/11/2014 08:34
Solicito ao Jornal O POVO que disponibilize para seus leitores o Plano de Manejo da Área de Relevante Interesse Ecológico (Arie) das Dunas do Cocó
1
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: [Errno 13] Permission denied: u'/home/presslab/public_html/ns142/arquivos/imgs/capas/2019-01-21_capa_populares_prez-61-77.jpg_tmp'

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Mais comentadas

anterior

próxima

Jornal de Hoje | Página Cotidiano