Preso 29/08/2014

Acusado de estupro é reconhecido por sete vítimas

Uma das vítimas tem 11 anos, segundo a Polícia Civil. Homem negou os crimes e tentou acusar o irmão dele. Acusado foi preso na última sexta-feira
notícia 0 comentários
DictSql({'grupo': 'Reda\xe7\xe3o O POVO Online', 'id_autor': 16302, 'email': 'lusiana@opovo.com.br', 'nome': 'Lusiana Freire'})
Lusiana Freire lusiana@opovo.com.br


Sete vítimas de estupro reconheceram ontem o acusado dos crimes, no 5° Distrito Policial (DP), na Parangaba. Antônio Cláudio Barbosa de Castro, 30 anos, foi preso em flagrante na última sexta-feira, 22. Segundo a Polícia Civil, entre as vítimas, há duas adolescentes e uma menina de 11 anos.


O delegado Renê Andrade, titular do 5° DP, informa que as sete vítimas “foram contundentes e muito seguras” durante o reconhecimento do acusado, feito tanto por fotos como pessoalmente.


O primeiro Boletim de Ocorrência (BO) acerca do caso foi registrado em maio deste ano, quando tiveram início as investigações. Os crimes ocorreram nos bairros Maraponga, Parangaba e Vila Peri. “Ele aproveitava a oportunidade em que as vítimas estavam sozinhas, em rua bem tranquila, sem presença de outras pessoas”, relata Andrade.


O acusado, armado, andava em uma motocicleta e agia principalmente no início e fim da manhã, conforme depoimento das vítimas à Polícia. Os abusos eram cometidos na rua, segundo as vítimas.


Ainda de acordo com o delegado Renê Andrade, em depoimento, Antônio Cláudio negou os crimes e acusou um irmão dele. “Para tirar a dúvida, colocamos ele e o irmão lado a lado. As vítimas não tiveram dúvida nenhuma em afirmar que não era o irmão dele o autor dos delitos”, informou o delegado. Ele chegou a alegar que trabalhava como detetive particular, quando, na verdade, trabalhava em uma borracharia.


O acusado do crime foi preso no bairro Mondubim, na última sexta-feira, por meio de manado de prisão temporária expedido pela Justiça. O delegado acrescenta que a Polícia Civil deve representar pela prisão preventiva dele.


Antônio não tem antecedentes criminais. Ele foi autuado pelos crimes de estupro, com base na lei 12.015/2009 (que considera crime de estupro mesmo quando não há penetração) e por estupro de vulnerável (por haver uma vítima menor de 14 anos de idade).

 

Erramos

Cotidiano (28/8, pág. 8) Na matéria “Duas barracas de praia são derrubadas no Cumbuco”, o correto é que o juiz André Dias Fernandes é da 1² Vara Federal e que a sentença é de setembro de 2010. Já o juiz Luís Praxedes Viera da Silva é da 5ª Vara Federal. O correto é afirmar que as informações foram repassadas pela assessoria de comunicação da Justiça Federal no Ceará.

 

Saiba mais

 

A Lei n° 12.015, de agosto de 2009, alterou as leis 2.848 (Código Penal) e 8.702 (que trata de crimes hediondos) e tornou mais severas as penas para crimes de pedofilia. A lei também estabeleceu como violência sexual toques corporais e até um beijo forçado. O abuso contra homens também passou a ser considerado estupro.

 

Em todo o ano passado, 1.832 casos de estupro foram registrados no Ceará, segundo levantamento feito pela Secretaria Estadual da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), por solicitação do O POVO.

 

Entre os casos, 1.236 tiveram como vítimas crianças ou adolescentes , o que representa 67% das ocorrências.

 

O patamar geral de casos (1.832), é 12% maior que o de 2012 (1.631 casos) e 24% superior ao de 2011 (1.469).

 

Onde denunciar casos de estupro: delegacias da mulher, Dececa (rua Tabelião Fabião, 114, São Gerardo, em Fortaleza), distritos policiais e pelos telefones 190 e 181.

 

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

Jornal de Hoje | Página Cotidiano